Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Cinco municípios de MS terão tarifa de energia reduzida

22 Ago 2007 - 11h36
Consumidores de cinco cidades da região leste de Mato Grosso do Sul vão ter redução no valor da tarifa de energia elétrica. A diretoria colegiada da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou ontem os índices de revisão tarifária da Elektro Eletricidade e Serviços S/A, que atende uma grande parte do Estado de São Paulo e também os municípios sul-mato-grossenses de Três Lagoas, Anaurilândia, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Selvíria. As novas tarifas entrarão em vigor a partir da próxima segunda-feira.

Os percentuais de revisão serão diferenciados por classe de consumo. Os usuários de baixa tensão, onde estão as residências, terão o valor reduzido em 20,65%.

O índice também é negativo para os consumidores em alta tensão, onde se enquadram as indústrias, por exemplo. A redução, nesses casos, tem quatro índices diferentes, conforme o nível de tensão em que a energia chega ao consumidor: -21,02% (88 a 138 kv), -21,62% (69 kv); 18.40% (34,5 kv), -13-57% (2,3 a 25 kv).

A Aneel informou que a redução de tarifas é resultante da maior produtividade da empresa e do menor custo médio de capital (que define a remuneração das concessionárias). Esse índice também apresenta a influência da redução de custos com encargos tarifários como a Conta de Consumo de Combustíveis Fósseis (CCC) e Encargos de Serviços de Sistemas (ESS). A CCC subsidia a utilização de óleo diesel e de óleo combustível pelas usinas térmicas que abastecem principalmente a região Norte. O ESS é um encargo destinado à cobertura dos custos dos serviços prestados aos usuários do Sistema Interligado Nacional.

A Elektro fornece energia elétrica para 1,974 milhão de unidades consumidoras em 223 municípios de São Paulo e cinco de Mato Grosso do Sul.

A decisão do índice aconteceu após ser submetido à audiência pública no dia 26 de julho em Rio Claro (cidade sede da Elektro). As contribuições recebidas pela Aneel na audiência, além das sugestões enviadas por escrito, foram analisadas pelos técnicos da agência para consolidar o processo, submetido nesta terça-feira à reunião de diretoria.

Revisão tarifária periódica

Esse foi o segundo processo de revisão tarifária da empresa. O processo é aplicado em todas as distribuidoras a cada quatro anos, em média, e é diferente do simples reajuste, que ocorre anualmente.

A revisão está prevista nos contratos de concessão com o objetivo de obter o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas voltados para a prestação dos serviços de distribuição e a cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela Aneel.

A principal distribuidora de Mato Grosso do Sul, a Enersul, passará pelo segundo ciclo de revisão tarifária em 2008.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul