Menu
LIMIT ACADEMIA
sexta, 14 de dezembro de 2018
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Chuva irregular atrasa semeadura de soja na região dos Chapadões

14 Out 2010 - 14h35Por Dourados Agora

O início da semeadura da cultura da soja na safra 10/11 está sendo prejudicado pela falta de chuvas na região dos Chapadões, e quando comparada com a safra passada, a área semeada nesta mesma época (primeira quinzena de outubro) caiu de 40 para 20% devido as irregularidades de chuvas que vem ocorrendo na região.

O produtor rural precisa tomar algumas precauções perante as condições adversas neste início de plantio para atingir boas produtividades na colheita como: determinar a germinação real das sementes de soja e assim fazer a regulagem das semeadoras para obter estandes de plantas recomendados de acordo com a época e a cultivar. Adquirir sementes de fontes idôneas com certificação; tratar as sementes com produtos registrados no ministério da agricultura para diminuir as perdas por pragas e doenças iniciais são práticas também recomendadas.

Com o atraso da safra de soja, as áreas destinadas para plantio de safrinha com milho e algodão após a colheita da soja serão também prejudicadas, pois as épocas ideais de semeadura em safrinha são na segunda quinzena de janeiro para o algodão e início de fevereiro para a cultura do milho. Já para culturas mais resistentes a estresses hídricos como sorgo e girassol o efeito deste atraso é menor, pois as épocas de semeadura em safrinha para ambas as culturas são na segunda quinzena de fevereiro e primeira de março.

Vale ressaltar, que o período ideal para as principais cultivares que estão sendo plantadas na região dos Chapadões compreende entre os dias 20 de outubro a 10 de novembro, onde nesta época o maior potencial produtivo é explorado pelas cultivares. Portanto, os objetivos maiores por épocas antecipadas de semeadura são: aproveitamento de áreas destinadas para safrinha após a colheita de soja precoce (não ultrapassar 30% da área) e ainda uma ferramenta no manejo da ferrugem para que maiores severidades da doença não coincidam com início de florescimento e enchimento de grãos, diminuindo assim o número de aplicações de fungicida.

Deixe seu Comentário

Leia Também

STARTUPS NO BRASIL JÁ É SUCESSO
O sucesso das startups no Brasil e algumas novas apostas no mercado
REVOLTANTE
Filha de João de Deus diz que foi abusada dos 10 aos 14 anos: 'Meu pai é um monstro'
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Robério beija Marcos Paulo e a agride ao descobrir que ela é trans
DESTAQUE MUNDIAL
Dois brasileiros estão no Top 50: melhores professores do mundo
JUSTIÇA - WHATSAPP
Administradora de grupo no WhatsApp, foi “condenada” á pagar 3 mil por discussão de membros
DICAS DE SERVIÇO DE HOSPEDAGEM NA WEB
Vai criar um blog ou um site?, saiba aqui tudo sobre o serviço de hospedagem
ALERTA NA NET
Golpe no WhatsApp engana usuários ao prometer brindes falsos de Natal
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Luz passa mal ao abraçar e beijar a mãe pela primeira vez
FURACÃO
Atlético-PR ganha nos penaltis e é campeão da Sul-Americana
PROVAS ROBUSTAS
PF apreende R$ 2 milhões em busca em endereços de Aécio e aliados de Temer