Menu
LIMIT ACADEMIA
segunda, 22 de julho de 2019
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Chuva irregular atrasa semeadura de soja na região dos Chapadões

14 Out 2010 - 14h35Por Dourados Agora

O início da semeadura da cultura da soja na safra 10/11 está sendo prejudicado pela falta de chuvas na região dos Chapadões, e quando comparada com a safra passada, a área semeada nesta mesma época (primeira quinzena de outubro) caiu de 40 para 20% devido as irregularidades de chuvas que vem ocorrendo na região.

O produtor rural precisa tomar algumas precauções perante as condições adversas neste início de plantio para atingir boas produtividades na colheita como: determinar a germinação real das sementes de soja e assim fazer a regulagem das semeadoras para obter estandes de plantas recomendados de acordo com a época e a cultivar. Adquirir sementes de fontes idôneas com certificação; tratar as sementes com produtos registrados no ministério da agricultura para diminuir as perdas por pragas e doenças iniciais são práticas também recomendadas.

Com o atraso da safra de soja, as áreas destinadas para plantio de safrinha com milho e algodão após a colheita da soja serão também prejudicadas, pois as épocas ideais de semeadura em safrinha são na segunda quinzena de janeiro para o algodão e início de fevereiro para a cultura do milho. Já para culturas mais resistentes a estresses hídricos como sorgo e girassol o efeito deste atraso é menor, pois as épocas de semeadura em safrinha para ambas as culturas são na segunda quinzena de fevereiro e primeira de março.

Vale ressaltar, que o período ideal para as principais cultivares que estão sendo plantadas na região dos Chapadões compreende entre os dias 20 de outubro a 10 de novembro, onde nesta época o maior potencial produtivo é explorado pelas cultivares. Portanto, os objetivos maiores por épocas antecipadas de semeadura são: aproveitamento de áreas destinadas para safrinha após a colheita de soja precoce (não ultrapassar 30% da área) e ainda uma ferramenta no manejo da ferrugem para que maiores severidades da doença não coincidam com início de florescimento e enchimento de grãos, diminuindo assim o número de aplicações de fungicida.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONCURSOS
Ao menos 12 órgãos abrem inscrições para preencher quase 800 vagas
VICENTINA SENDO REPRESENTADA NO RJ
Vicentina será representada no Internacional de Masters South América de Jiu-jitsu no Rio de Janeiro
POLITICA
'Falar que passa-se fome no Brasil é uma grande mentira', afirma Bolsonaro
NOVELA GLOBAL
Maria da Paz se recusa a enxergar caráter de Josiane em 'A dona do pedaço'
REGIME SEMIABERTO
Goleiro Bruno deve sair da cadeia no fim da tarde desta sexta-feira
CASO RARO
Bezerro de seis patas chama atenção moradores de Santa Helena – Veja Vídeo
MONSTRUOSIDADE
Vizinho é preso suspeito de estuprar e estrangular menina de 8 anos
CASA PRÓPRIA
Recurso de R$ 1 bilhão é destinado ao Minha Casa, Minha Vida
VIDA SAUDÁVEL
Homem mais velho do Brasil falece no Rio de Janeiro
BASTA DE IMPRUDÊNCIA
Enlutada pelas mortes, população deixa faixa contra imprudência na PR-082