Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 17 de janeiro de 2020
SADER_FULL
Busca
BANNER BET
Brasil

Chuva de meteoros será visível na madrugada

4 Mai 2007 - 17h30
O pico máximo da famosa chuva anual de meteoros conhecida como Eta Aquarídeos ocorre neste ano na virada desta sexta para sábado (5). O melhor momento para observá-los será de madrugada, antes do nascer do Sol, do lado leste, na direção do nascente.
 
Os meteoros da Eta Aquarídeos são fragmentos de poeira que o cometa Halley deixou em sua órbita por ocasião da sua visita aos arredores do nosso planeta, em 1986. Ainda que o cometa esteja agora muito distante, na órbita de Urano, a Terra passa todos os anos duas vezes pelo rastro deixado pelo cometa, uma primeira vez em maio e outra em outubro.
 
No mês de maio, nós temos a chuva de meteoros Eta Aquarídeos, e em outubro a chuva de meteoros Orionídeos. O nome da primeira vem pelo fato de o ponto radiante da chuva estar situado perto da estrela de 4ª magnitude Eta da constelação do Aquário.

Para observar, convém procurar um local onde o céu esteja limpo -- sem nebulosidade -- e escuro. Se possível, devemos nos afastar das luzes das grandes cidades, pois a poluição luminosa das grandes metrópoles é o maior inimigo dos observadores do céu. Mas, mesmo nos centros mais populosos, os bólidos mais brilhantes poderão ser vistos, como já ocorreu anteriormente.
 
Lamentavelmente há uma fonte luz da qual não podemos escapar em nenhum lugar do mundo: é a presença do luar. Infelizmente, ela poderá ofuscar os meteoros menos brilhantes.
 
A melhor observação será a olho nu. Um binóculo ou telescópio irá limitar o campo de visão e reduzir o número de "estrelas cadentes" visíveis.
 
Esta é uma chuva visível melhor no hemisfério Sul. No nosso hemisfério, a taxa horária será de 20 a 60 meteoros por hora. A interferência do luar, entretanto, pode transformar isso num espetáculo de 2 ou 3 meteoros por hora. Para nós no Brasil, a situação é favorável, pois estamos situados numa faixa entre o equador e 30º ao Sul.
 
 
 
 
G1

Deixe seu Comentário

Leia Também

CANCELAMENTO DE BOLSA FAMILIA EM 2019
Governo federal cancelou 1,3 milhão de benefícios do Bolsa Família em 2019 por irregularidades
CELULAR
Brasil é o 3º país em que pessoas passam mais tempo em aplicativos
A CASA CAIU
Mulher acha que marido morreu, busca detetive e descobre traição: 'Agora é ex'
LUTO - IASD
Morre primeiro líder máster de desbravadores investido no Brasil
OVNI OU SATÉLITE?
Objetos não identificados no céu chamam a atenção de moradores
SANGUE FRIO
Homem mata desafeto e continua vendendo picolé nas ruas da cidade
PERIGO DA NARGUILÉ
Jovem contrai doença após fumar narguilé e alerta: 'Abandonem essa porcaria'
100 CULTURA
Escola joga pela janela livros que recebeu como doação
EMPREGADO
Jovem que salvou criança de ataque de pitbull consegue emprego
DINHEIRO NA PRAÇA
Começa hoje o pagamento de abono salarial do PIS-Pasep