Menu
SADER_FULL
quinta, 18 de outubro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Chuva de meteoros será visível na madrugada

4 Mai 2007 - 17h30
O pico máximo da famosa chuva anual de meteoros conhecida como Eta Aquarídeos ocorre neste ano na virada desta sexta para sábado (5). O melhor momento para observá-los será de madrugada, antes do nascer do Sol, do lado leste, na direção do nascente.
 
Os meteoros da Eta Aquarídeos são fragmentos de poeira que o cometa Halley deixou em sua órbita por ocasião da sua visita aos arredores do nosso planeta, em 1986. Ainda que o cometa esteja agora muito distante, na órbita de Urano, a Terra passa todos os anos duas vezes pelo rastro deixado pelo cometa, uma primeira vez em maio e outra em outubro.
 
No mês de maio, nós temos a chuva de meteoros Eta Aquarídeos, e em outubro a chuva de meteoros Orionídeos. O nome da primeira vem pelo fato de o ponto radiante da chuva estar situado perto da estrela de 4ª magnitude Eta da constelação do Aquário.

Para observar, convém procurar um local onde o céu esteja limpo -- sem nebulosidade -- e escuro. Se possível, devemos nos afastar das luzes das grandes cidades, pois a poluição luminosa das grandes metrópoles é o maior inimigo dos observadores do céu. Mas, mesmo nos centros mais populosos, os bólidos mais brilhantes poderão ser vistos, como já ocorreu anteriormente.
 
Lamentavelmente há uma fonte luz da qual não podemos escapar em nenhum lugar do mundo: é a presença do luar. Infelizmente, ela poderá ofuscar os meteoros menos brilhantes.
 
A melhor observação será a olho nu. Um binóculo ou telescópio irá limitar o campo de visão e reduzir o número de "estrelas cadentes" visíveis.
 
Esta é uma chuva visível melhor no hemisfério Sul. No nosso hemisfério, a taxa horária será de 20 a 60 meteoros por hora. A interferência do luar, entretanto, pode transformar isso num espetáculo de 2 ou 3 meteoros por hora. Para nós no Brasil, a situação é favorável, pois estamos situados numa faixa entre o equador e 30º ao Sul.
 
 
 
 
G1

Deixe seu Comentário

Leia Também

RETA FINAL
'Segundo sol': Antes de ir para a cadeia, Luzia pede: 'Continuem procurando por Remy! Ele está vivo!
CASO LETICIA
Adolescente morta a facadas contou a amigos que pai estuprou a tia na sua frente:'Tinha quatro anos'
MOTIVO FUTIL
Camera ajuda na indentificação de Homem que confessa ter matado mulher após falhar na "Hora H"
A CASA CAIU
Rapaz é agredido pelas sete namoradas que descobriram traição
SEGUNDO SOL
Beto confronta Karola: 'Você roubou a vida de outra mulher'
DEFICITÁRIAS
Correios fecham 02 agências no MS e 39 no país
VICENTINA - LEILÃO ELETRÔNICO
Justiça realizará leilão eletrônico de imóveis urbanos e trator de VICENTINA
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Conclusão do Comperj deve gerar 8 mil vagas em 2019
LUTO NO JORNALISMO
Morre Gil Gomes, jornalista policial, aos 78 anos, em São Paulo
SELEÇÃO BRASILEIRA
Brasil vence a Argentina com gol de Miranda nos acréscimos e conquista o Superclássico