Menu
LIMIT ACADEMIA
sábado, 20 de julho de 2019
SADER_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

China confirma irregularidade em droga que matou 100 no Panamá

9 Mai 2007 - 14h03
A agência chinesa de regulamentação de medicamentos confirmou que a empresa vinculada a um caso de falsificação de medicamentos que causou pelo menos 100 mortes no Panamá não tinha licença para operar no setor farmacêutico, informou o Ministério do Exterior chinês na terça-feira. Jian Yu, porta-voz do Ministério do Exterior, informou que a agência, a Administração Estatal de Alimentos e Remédios, conduziu um inquérito sobre o caso no ano passado, em resposta a pedidos da Food and Drug Administration (FDA), agência que exerce as mesmas funções nos Estados Unidos.

Os comentários de Jiang, feitos durante uma sessão regular de informação a jornalistas, na terça-feira, foram causados por um artigo publicado domingo pelo New York Times, relatando o caso do medicamento contra tosse chinês exportado ao Panamá e contaminado por um poderoso solvente industrial, o glicol dietileno, cuja origem foi traçada a uma fábrica no leste da China.
 
A reportagem informava que o solvente, vendido por intermédio de negociantes da China, Espanha e Panamá, havia sido falsamente identificado como glicerina, um xarope de sabor adocicado usado com freqüência como ingrediente na fabricação de remédios. O Ministério do Exterior informou que nem a fábrica de produtos químicos que produziu o xarope tóxico, a Taixing Glycerine Factory, nem a trading estatal que o exportou, a CSNC Fortune Way, eram supervisionadas pela agência de regulamentação de remédios chinesa.
 
Jiang enfatizou que os fabricantes chineses de remédios devem seguir regras severas para a aquisição de ingredientes farmacêuticos e solventes usados em medicamentos. Mas os comentários dela não revelaram integralmente o papel desempenhado pela fábrica de produtos químicos nas mortes ocorridas no Panamá.
 
As autoridades chinesas detiveram um intermediário, Wang Guiping, que elas dizem ter confessado falsificar o rótulo do glicol e alterado a identificação para glicerina antes de enviar o produto à CSNC Fortune Way.
 
 
 
 
Terra Redação

Deixe seu Comentário

Leia Também

VICENTINA SENDO REPRESENTADA NO RJ
Vicentina será representada no Internacional de Masters South América de Jiu-jitsu no Rio de Janeiro
POLITICA
'Falar que passa-se fome no Brasil é uma grande mentira', afirma Bolsonaro
NOVELA GLOBAL
Maria da Paz se recusa a enxergar caráter de Josiane em 'A dona do pedaço'
REGIME SEMIABERTO
Goleiro Bruno deve sair da cadeia no fim da tarde desta sexta-feira
CASO RARO
Bezerro de seis patas chama atenção moradores de Santa Helena – Veja Vídeo
MONSTRUOSIDADE
Vizinho é preso suspeito de estuprar e estrangular menina de 8 anos
CASA PRÓPRIA
Recurso de R$ 1 bilhão é destinado ao Minha Casa, Minha Vida
VIDA SAUDÁVEL
Homem mais velho do Brasil falece no Rio de Janeiro
BASTA DE IMPRUDÊNCIA
Enlutada pelas mortes, população deixa faixa contra imprudência na PR-082
VIOLENCIA
Motorista atropela manifestantes do MST e mata um idoso