Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 21 de fevereiro de 2019
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Chega a 12 o número de casos confirmados de dengue tipo 4

27 Set 2010 - 14h58Por G1

A Secretaria Estadual de Saúde de Roraima divulgou a confirmação de 12 casos de dengue tipo 4 no estado. Amostras de 70 casos suspeitos da doença foram analisadas pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), de Belém, na semana passada. Em agosto, ainda segundo a Secretaria, havia três casos confirmados no estado.

Do total de casos confirmados, 10 foram registrados em Boa Vista e dois na cidade de Cantá (RR). Os casos de Boa Vista ocorreram nos bairros 13 de Setembro, Senador Hélio Campos, Dr. Silvio Leite e Jóquei Clube. Todas as vítimas já passaram por atendimento médico e passam bem.

"A gente pode desenvolver um quadro grave de dengue com qualquer sorotipo, mas a dengue tipo 4 é preocupante porque 99,9% da população está desprotegida em relação a esse sorotipo. E a probabilidade de quadro grave de dengue aumenta se a pessoa for infectada pela segunda ou terceira vez", diz ao G1 Joel Lima, gerente do Núcleo Estadual de Dengue e Febre Amarela, da Secretaria Estadual de Saúde.  

A dengue tipo 4 apresenta risco a pessoas já contaminadas com os vírus 1, 2 ou 3, que são vulneráveis à manifestação alternativa da doença. Complicações podem levar pessoas infectadas ao desenvolvimento de dengue hemorrágica. O DEN-4 foi identificado pela primeira vez no Brasil há 28 anos.

Até esta segunda-feira (27), foram confirmados 6.383 casos de dengue em Roraima. São 6.125 casos clássicos (incluindo os 12 do tipo 4), 181 com complicações e 77 com febre hemorrágica. Duas pessoas morreram, por casos de dengue tipo 1 e tipo 2. No ano passado, de janeiro a setembro, foram confirmados 2.878 casos de dengue. Durante todo o ano de 2009, duas pessoas morreram.

Deixe seu Comentário

Leia Também

REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Aposentadoria é para viver, não para receber só à beira da morte
CHANTAGEM
Ladrões invadem estabelecimentos, obrigam funcionárias a tirarem a roupa, filmam e extorquem vítimas
FORAGIDO
Atirador invade escritório de advocacia e mata duas pessoas
BBB 19
Rízia chora por estar acorrentada: 'Vontade de desistir'
LARANJADA
Deputados do PSOL distribuem laranjas na chegada de Bolsonaro à Câmara
AMOR A PROFISSÃO
Pedreira caprichosa viraliza com trabalho detalhista e ganha novos clientes
FÁTIMA DO SUL - O BOTICÁRIO
O Boticário apresenta Quasar Brave, venha conferir no O Boticário em Fátima do Sul
SUPERAÇÃO
Jovem que morou 5 anos nas ruas se forma em Direito
FENÔMENO
Maior superlua de 2019 iluminará o céu nesta terça, 19
FAMOSIDADES
Padre sertanejo acusado de ostentação cobra entrada de idosos para assistir programa