SUCURI_MEGA
FatimaNews - Notícias de Fátima do Sul e região
Fátima do Sul, 22 de Outubro de 2017
DELPHOS_FULL
24 de Dezembro de 2004 09h41

CGU já fiscaliza aplicação de recursos em 700 municípios

 

Em pouco mais de um ano e meio, quase 700 municípios foram sorteados pela Controladoria Geral da União (CGU) para serem fiscalizados quanto a aplicação de recursos públicos. À frente da CGU, o ministro do Controle e da Transparência, Waldir Pires, avalia que essa iniciativa tem provocado mudanças na relação da população com o dinheiro público.

"Isso tem produzido um resultado bastante importante do ponto de vista da cultura de que o dinheiro público é público, tem que ser aberto, não pode ter sigilo", avaliou Waldir Pires, em entrevista à TV Nacional.

Segundo o ministro, o país tem uma tradição de descentralização na aplicação de recursos e, por isso, a fiscalização tem que ser contínua. "São R$ 70 bilhões que são transferidos para municípios e estados. É necessário que se saiba até o fim o que efetivamente resultou em benefício para a população".

Esse é o objetivo do Portal da Transparência, lançado no final de novembro, pela CGU. Nessa página na internet, o governo disponibiliza à população informações detalhadas sobre a execução orçamentária. "Não é uma política somente de autoridades governamentais ou de agentes públicos, é uma política dos cidadãos que devem saber onde está sendo aplicado o seu dinheiro", defendeu Waldir Pires.

O ministro explicou que a fiscalização de estados e municípios, a partir dos sorteios, avalia não apenas documentos, mas também realizações. "Não adianta ver a nota fiscal simplesmente ou recibo para verificar se a obra foi ou não foi realizada".

 

Agência Brasil

Comentários
Veja Também
REINO_MATRÍCULAS_2017
Nossa_Lojas
LÉO_GÁS_300
Últimas Notícias
  
FARMÁCIA_CENTROFARMA_300
Eventos
dothCom © Copyright FatimaNews - Todos os Direitos Reservados.