Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Cerca de 25 mil índios estão sem atendimento na fronteira

29 Jun 2007 - 04h25
Cerca de 25 mil índios guarani-kaiowá e guarani-ñhandeva de nove municípios da região de fronteira entre Brasil e Paraguai, no sul do Estado em Mato Grosso do Sul estão sem atendimento por parte da Funai (Fundação Nacional do Índio) a pelo menos 60 dias.

O atendimento às aldeias da região por parte do órgão federal parou de ser prestada desde que a Administração Regional da Funai em Amambai foi fechada pela direção do órgão em Brasília para a criação da AR de Dourados.

Em uma reunião de lideres indígenas representando 22 aldeias atendidas pela extinta Administração Regional com o presidente da Funai Márcio Meira, realizada em Brasília há 15 dias atrás, Meira assinou uma ata se comprometendo a devolver a sede da Administração Regional para Amambai, município, que segundo os indígenas está em local estratégico para atender a todas as aldeias da região, compromisso, que segundo os indígenas não foi cumprido até agora, já que a Regional não voltou a ser unidade gestora.

Dourados é Responsável- Até que a Administração Regional seja devolvida a Amambai oficialmente e volte a ser unidade gestora, com recursos próprios, ação que deverá levar algum tempo, tendo em vista que terá que ser recriada através de uma nova Lei, a recém criada Administração Regional da Funai de Dourados seria a responsável pelo atendimento e assistência das aldeias indígenas da região, fator que não vem ocorrendo, segundo as lideranças kaiowá e ñhandeva.

Segundo as lideranças indígenas da região que voltaram a se reunir na sede da antiga Administração Regional em Amambai, hoje os indígenas da região estão sem nenhum atendimento por parte da Funai.

Documentos deixam de ser emitidos, as aldeias não recebem investimentos para a plantação das lavouras, crianças e idosos estão sem transporte e sem alimentação entre outros atendimentos que não são prestados, de acordo com as lideranças.

Na manhã dessa quarta-feira uma comissão de lideranças regionais procurou a Câmara Municipal de Amambai para pedir apoio da classe política para ajudar a intermediar junto aos órgãos competentes. Os líderes indígenas foram recepcionados pelo vereador Josmair Cardoso (PR).

 

 

A Gazeta News


Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS