Menu
LIMIT ACADEMIA
terça, 18 de dezembro de 2018
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
ELEIÇÕES 2010

Cerca de 200 mil eleitores votarão fora do País

6 Ago 2010 - 05h22Por Folha Online

Para conhecer novas possibilidades e técnicas de cultivo cerca de 100 produtores do assentamento Margarida Alves, de Rio Brilhante, participam nesta quinta-feira dia cindo, do Dia de Campo: Cultura da Pupunha, na Gleba Santa Teresinha, na cidade de Itaporã, no sul do Estado. Durante a visita, organizada pelo Sebrae, em parceria com a Unigran, o Banco do Brasil e a Prefeitura de Rio Brilhante, o grupo vai conhecer o trabalho de César Janzeski, que há cinco anos planta pupunheiras em sua propriedade.

O consultor do Sebrae, Carlos de Camilo, que trabalha na orientação dos produtores da gleba conta que a pupunha é um palmito doce e de mesa. As árvores estão prontas para o corte em quatro anos, e de dois em dois anos há uma nova produção. “Não dá para trabalhar com a pupunha como cultura principal, mas sim em conjunto com outros cultivos. Você pode, por exemplo, ter as palmeiras e nas entrelinhas plantar mandioca, milho ou feijão”, relata.

Assim como no exemplo do consultor, César Janzeski não tem na pupunheira sua principal fonte de renda. De acordo com ele, o carro chefe de sua propriedade é a goiaba, que planta em cerca de cinco hectares. “De pupunha eu tenho aqui mais ou menos meio hectare. Dá umas 2.500 árvores”, conta. A média da produção de palmito na sua terra é de mil quilos por ano.

Atualmente, Janzeski vende o palmito que retira das palmeiras in natura sob encomenda. No entanto, já tem planos para beneficiá-lo. “Estou começando uma indústria de polpas, mas quero aproveitar a estrutura para ‘envidrar’ a pupunha em conserva”.

Para Carlos de Camilo, essa mudança vai significar um grande salto no faturamento do produto. “Atualmente o César vende uma peça inteira de palmito por R$ 8. Com as conservas, além de conseguir colocar o produto em feiras e supermercados, vai conseguir o dobro do valor pela mesma quantidade de produto”, estima.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSIDADES
Silvio Santos se pronuncia sobre polêmica com Claudia Leitte e reage a campanha feminista
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Sóstenes cometeu crime por amor a Luz
ABUSO SEXUAL
João de Deus se entrega para a polícia
ACIDENTE
Criança de dois anos se enforca com a alça da bolsa enquanto brincava em escola
CASO JOÃO DE DEUS
Marina Ruy Barbosa intervém no caso João de Deus e impede uma grande tragédia
PRISÃO DECRETADA
Justiça de Goiás decreta prisão de João de Deus
STARTUPS NO BRASIL JÁ É SUCESSO
O sucesso das startups no Brasil e algumas novas apostas no mercado
REVOLTANTE
Filha de João de Deus diz que foi abusada dos 10 aos 14 anos: 'Meu pai é um monstro'
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Robério beija Marcos Paulo e a agride ao descobrir que ela é trans
DESTAQUE MUNDIAL
Dois brasileiros estão no Top 50: melhores professores do mundo