Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 17 de fevereiro de 2019
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Censo 2010 poderá ser respondido pela internet

12 Ago 2010 - 14h49Por Assessoria

A tecnologia no ano de 2010 é uma aliada importante até mesmo para o Censo. Mais 220 mil minicomputadores, chamados de PDAs, estarão nas mãos dos recenseadores, mas esse ano também tem um diferencial, a internet. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que, esse será o primeiro censo em que os entrevistados poderão responder o questionário via web.

De acordo com José Bevilaqua, diretor de tecnologia do IBGE, a utilização da internet para esse Censo também possuiu regras. No caso da entrevista on-line, o morador deverá avisar o recenseador. “Neste caso, ele, primeiramente, deve informar seu telefone ao recenseador, que então dará um envelope lacrado com instruções para acessar o questionário on-line. Se faltar luz ou a conexão com a internet cair durante a resposta, não há problema. As informações já enviadas estarão salvas. Basta, em momento posterior, informar novamente o código de acesso e seguir respondendo”, explica Bevilaqua.

Quem optar pela resposta virtual, terá o prazo de dez dias, após estar com a senha, para executar o preenchimento. Segundo o IBGE, o site está preparado para receber, pelo menos, 10 mil conexões simultâneas com bom nível de serviço. “Esperamos que pelo menos 1 milhão de domicílios utilizem esse método”, diz o diretor de tecnologia do IBGE.

E como a internet é uma grande aliada para a pesquisa desse ano, o Instituto calcula mais agilidade com os resultados. E espera ter a contagem da população assim que o último setor de coleta for completado, de forma presencial e/ou com ajuda da internet.

Para o tutor do Portal Educação, Renato de Brito Nicodemos, o processo virtual será muito positivo. “A informatização do censo 2010 será um marco para mostrar que as tecnologias móveis estão presentes e são úteis” enfatiza o tutor.

Deixe seu Comentário

Leia Também

OUTROS 10 ESTADOS
Horário de verão termina à meia-noite; relógios devem ser atrasados em 1h
BARBÁRIE
Rosane Santiago Silveira, torturada e morta em sua própria casa
CARRO DE APLICATIVO
Mulher é estuprada após aceitar água e bala em carro de app
VIOLENCIA DOMESTICA
Enquanto Lírio Parisotto era condenado, Luiza Brunet discutia campanha contra violência doméstica
CANALHA
Criança de 4 anos é estuprada no próprio aniversário
HORARIO DE VERÃO
Atrase seu relógio! Horário de verão termina neste sábado(16)
CARCERE PRIVADO
Mulher é chicoteada com fio elétrico pelo marido
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Lutador de MMA mata ex de 16 anos, tenta suicídio e morre horas depois em hospital
VIOLENCIA NO RIO
Menina de 11 anos é baleada e morta em Triagem; moradores protestam
DOENÇA GRAVE
Leiliane ganha acompanhamento médico após desastre com Boechat