Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Celas interligadas e túnel são encontrados na Máxima

18 Abr 2007 - 07h53
 

Agentes penitenciários encontraram no fim da tarde de hoje cinco celas interligadas e um túnel no pavilhão 1 do Estabelecimento Penal de Segurança Máxima em Campo Grande. O pavilhão 1 tem 80 celas e foi recentemente reformado, após ser destruído durante uma rebelião em maio do ano passado.

No dia 4 de abril a obra foi entregue, e somente na terça-feira passada, dia 10, foi ocupado pelos presos, cerca de 800 detentos que estavam no pavilhão 2 e que foram transferidos para a ala reformada para a recuperação do outro setor do presídio. Em média cada cela está com 10 presos, quando a capacidade é para apenas quatro, no máximo.

A reforma do pavilhão 2 começou no dia 11 de abril. Na obra dos dois pavilhões estão sendo investidos R$ 2,3 milhões, que foram liberados pelo Ministério da Justiça.

Segundo informações apuradas pelo RMT On-Line, as celas interligadas e o túnel foram descobertas após os agentes penitenciários receberem a informação de que haveria um plano de fuga. Somente este ano já ocorreram no presídio duas fugas, e foram descobertos ou impedidos 11 planos de fuga (com esse de hoje), entre tentativas efetivas dos presos, descoberta de túneis, de celas com grades serradas e de apetrechos utilizados como cordas artesanais (teresas).

As celas que estavam interligadas por dutos eram a do bloco 1-B 15, 16, 17, 18 e 19, onde estava o túnel de dois metros de profundidade. No local estavam 48 presos, que após a descoberta do túnel foram imediatamente transferidos para outras celas do presídio.

Após a descoberta das celas interligadas e do túnel, os agentes penitenciários estaduais e federais, que estão reforçando a segurança na Máxima, estão realizando um pente-fino em todo o pavilhão.

Insegurança

Segundo fontes ouvidas pelo RMT On-Line o clima é tenso na Máxima. A reforma no pavilhão 1 teria sido apenas ‘maquiagem’, as condições de segurança dentro da penitenciária continuariam as mesmas.

Os detentos já estariam ameaçando fazer uma outra grande rebelião, como a registrada em maio do ano passado e que resultou na destruição dos pavilhões 1 e 2, e estariam aguardando apenas que os agentes penitenciários federais que estão cedidos até o dia 19 de maio para reforçar a segurança no local, saiam do presídio.

 

 

RMT Online

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS