SUCURI_MEGA
FatimaNews - Notícias de Fátima do Sul e região
Fátima do Sul, 17 de Outubro de 2017
DELPHOS_FULL
21 de Dezembro de 2004 14h21

CEE entrega prêmio do concurso de logomarca do órgão

Hoje, às 8h30, na sede do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (CEE-MS), na Capital, aconteceu a premiação do vencedor do concurso para a escolha da logomarca da entidade. Onze candidatos apresentaram 25 trabalhos no concurso realizado em agosto deste ano.

O desenhista industrial Ricardo Alexandre Leite Martins, o vencedor, recebeu R$ 2 mil da presidenta do CEE, Vera de Fátima Paula Antunes. Para ela, o momento é histórico. “Esta solenidade, para nós da educação, em especial para a equipe do conselho, é inédita e única. Durante os 25 anos de atuação do órgão, é a primeira vez que se teve a iniciativa de escolher uma marca representativa para o CEE”, afirmou.

A escolha do trabalho vitorioso coube à comissão julgadora, que teve representantes da Secretaria de Estado de Educação (SED), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp), do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-MS) e de um profissional da área de comunicação visual/design/publicidade.

Os critérios exigidos nos trabalhos foram sintetização da mensagem; simplicidade visual da forma; menor descaracterização na redução e na ampliação da marca (em cores e preto e branco); e qualidade de apresentação.


Logomarca - A criação para qualquer logomarca, segundo Ricardo Martins, depende de muito estudo, pesquisa e contextualização, “caso contrário, não passa de um mero desenho”. O autor do trabalho premiado assim define a marca que construiu: “O significado proposto pelo símbolo remete a um ser humano com braços abertos segurando uma estrela. A estrela significa luz, por isso, também pode significar conhecimento e educação, já que estes iluminam o caminho do homem, conduzindo-o rumo a seus objetivos. Simultaneamente, a forma também encerra em si as letras C e E, que compõem a sigla CEE (Conselho Estadual de Educação)”.

É a quarta vez que Ricardo Martins vence concursos relacionados à área educacional. “Já ganhei concursos de logomarcas na Universidade Federal do Paraná, do Instituto Leonardo da Vinci (PR), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) e, agora, do conselho”, informou. O designer também recebeu o Prêmio Nacional Sansung de Design 2000 e a Bienal de Design 2004.

“Eu nunca estou certo de que meu trabalho tem chances de vencer, mas nada melhor que participar de um concurso para mostrar meu potencial profissional”, disse Ricardo. “Me interesso muito em dividir meus conhecimentos com os outros. Sinto-me feliz em poder compartilhar. Um dos meus objetivos é tornar-me um educador. Agora, pretendo me aproximar do conselho porque, mais importante do que a criação de uma marca, é a utilização dela, de uma forma responsável e consciente”, declarou.

A presidente do CEE concluiu que a criação da logomarca veio “somar, contemplar e premiar todo o trabalho que o Conselho de Educação vem realizando desde 4 de outubro de 1979”.
 
 
Agência Popular
Comentários
Veja Também
LIMIT ACADEMIA_BOTTON
HERBALIFE_300
FÁBRICA_CALÇADOS
Últimas Notícias
  
FORTALEZA
Eventos
dothCom © Copyright FatimaNews - Todos os Direitos Reservados.