Menu
LIMIT ACADEMIA
quarta, 23 de janeiro de 2019
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

CBF anuncia cidades candidatas a receber a Copa de 2014

2 Jun 2007 - 08h42
A disputa entre as cidades brasileiras interessadas em organizar jogos da Copa de 2014, se a mesma for confirmada no País, já está formatada. A CBF anunciou que 22 municípios do País entregaram assinados os Acordos da Cidade-Sede (Host City Agreement), espécie de caderno de intenções no qual se comprometem a cumprir todas as exigências da Fifa para abrigar jogos do Mundial. Somente 12 serão apontadas pela Fifa como sedes da Copa.

Dentro de campo, os jovens aspirantes a jogador de futebol são selecionados pelas equipes através de peneiras. No caso das candidatas a sediar a Copa o processo de avaliação não será muito diferente. Os 22 municípios terão seus documentos avaliados pela CBF e por uma comissão interministerial do governo federal, capitaneada pelo diretor de projetos no Ministério do Esporte, Alcino Reis Rocha. Enquanto a entidade máxima do futebol brasileiro avaliará os estádios, o poder público será responsável pelas garantias de itens de infra-estrutura como segurança, transportes, saúde e turismo.

No dia 31 de julho, a CBF entregará à Fifa o nome de 18 cidades que poderão abrigar jogos da Copa, finalizando a primeira etapa da ‘peneira’. A confederação dará a palavra final sobre o assunto, mas terá de ouvir diversos integrantes do governo, como a Casa Civil da Presidência da República e os ministérios do Esporte; Planejamento, Orçamento e Gestão; Fazenda; Relações Exteriores; Justiça; Turismo; Comunicações; Trabalho e Emprego; Defesa; Cidades e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Todos estes órgãos, à exceção do Ministério de Cidades, mandaram representantes à primeira reunião com a CBF em Brasília, dia 7 de maio.

As capitais de Estado são, a princípio, favoritas à condição de sede por questões políticas e por tradicionalmente possuírem os melhores estádios. Das 22 candidatas, apenas duas cidades, Olinda (PE) e Campinas (SP), não se encaixam neste perfil.

A segunda fase de avaliações será iniciada em setembro. Inspetores da Fifa virão ao Brasil para avaliar os municípios e os estádios. De 1 e 6 de novembro, a entidade máxima do futebol mundial divulgará a lista com as 12 cidades que irão abrigar a Copa de 2014 - isso se confirmar que o evento será realizado no Brasil. Embora o País seja candidato único, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, já avisou que não irá aceitar problemas de infra-estrutura e afirmou que não hesitará, se necessário, em quebrar o rodízio de continentes que ele mesmo estabeleceu.

As dez cidades excluídas do processo seletivo para sede da Copa ainda terão chance de participar do evento, ainda que indiretamente, porque as delegações participantes sempre escolhem um local separado das sedes para a concentração durante a disputa.

As cidades candidatas a sede:

Brasília (DF)
Belém (PA)
Belo Horizonte (MG)
Campinas (SP)
Campo Grande (MS)
Cuiabá (MT)
Curitiba (PR)
Florianópolis (SC)
Fortaleza (CE)
Goiânia (GO)
João Pessoa (PB)
Maceió (AL)
Manaus (AM)
Natal (RN)
Olinda (PE)
Porto Alegre (RS)
Recife (PE)
Rio Branco (AC)
Rio de Janeiro (RJ)
Salvador (BA)
São Paulo (SP)
Teresina (PI)

 

 

 

Estadão

Deixe seu Comentário

Leia Também

LUTO - TV
Ator Caio Junqueira morre no Rio uma semana após acidente
ANJO DA GUARDA
Amigo dá lar a mulher que viveu 40 anos internada no HC
MAMATA
General corta contratinho de R$ 30 milhões para manter jornalistas no exterior
PERSISTÊNCIA
Filho de faxineira e porteiro passa em medicina no Paraná
RENOVAÇÃO LICENÇA
Extinção de mais 130 rádios comunitárias no Brasil deve alcançar emissora de Ponta Porã
CENAS FORTES
Vídeo flagra mulher sendo agredida por ex-marido com socos e chutes
GUERRA NO RJ II
Parentes de mortos durante chacina em São Gonçalo e Itaboraí dizem que vítimas eram inocentes
GUERRA NO RJ
Chacina deixa pelo menos 7 mortos na Região Metropolitana do Rio
BBB 19
Famosos protestam contra Maycon por agredir animais e mãe o defende: 'Não é um monstro'
MORTE A ESCLARECER
Exército investiga morte de sargento após teste de aptidão física