Vistos como ameaça pelos fabricantes brasileiros, os carros chineses começam a chegar ao país, ainda em pequenos volumes importados, mas com planos de produção local. Em dois meses, o grupo nacional Effa inicia as vendas do modelo compacto Ideal, por R$ 22.980.
Em versão quatro portas e equipado com ar condicionado, vidros elétricos e CD player, entre outros, o Ideal será o carro menos potente do mercado, com 47 cavalos, e movido a gasolina. O Fiat Mille, carro mais barato do País, custa R$ 23,7 mil na versão quatro portas, sem acessórios, mas com 65 cavalos de potência e motor flex.
O Ideal será importado pelo grupo Effa Motors, do empresário uruguaio Eduardo Effa e seu sócio brasileiro, Aroldo Cunha. Em 2008, o compacto começará a ser produzido no Uruguai, numa linha de montagem em Montevidéu com capacidade inicial para 5 mil unidades ao ano, volume que deve dobrar em 2010.
O mesmo grupo se prepara para produzir um caminhão leve, em Manaus, com capacidade de carga de até seis toneladas, também a partir de 2008. As obras da fábrica estão em andamento, informa o diretor-superintendente do grupo, José Geraldo Sampaio Moura.
A marca Chana entrega esta semana aos lojistas o primeiro lote de 215 utilitários que, segundo a importadora portuguesa Districar, já está todo vendido. Os preços do modelo Chana, que vem em três versões, começam em R$ 29,9 mil.
A empresa entra no mercado de utilitários para transporte de mercadorias ou passageiros com automóveis de baixo custo que são vistos como substitutos da perua Towner. Segundo a Districar, a principal preocupação neste momento é montar uma boa estrutura de assistência técnica e distribuição de peças. Além disso, para animar as vendas, a empresa vai oferecer garantia para defeitos de fabricação por dois anos ou 40 mil quilômetros.
Outra marca chinesa prevista para entrar no Brasil em breve é a Chery, por meio de parceria também para produção no Uruguai.
G1
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