Menu
terça, 16 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Carro-bomba mata nove militares americanos e fere 20 em Bagdá

24 Abr 2007 - 14h51
Um ataque suicida com carro-bomba matou nove soldados norte-americanos e deixou outros 20 feridos num posto militar ao norte de Bagdá nesta terça-feira (24), em uma das piores ofensivas contra forças americanas em terra desde a invasão do Iraque, em 2003. Este foi o pior ataque sofrido por terra pelos Estados Unidos desde 1º de dezembro de 2005, em Falluja.
 
Ataques insurgentes contra bases dos EUA no Iraque, bastante fortificadas, são raros, mas a operação de segurança em Bagdá alocou soldados em guarnições menos seguras na região da capital, expondo-os a um risco maior.
 

A explosão deve aumentar a pressão sobre o presidente George W. Bush para que ele defina um cronograma para a retirada dos quase 150 mil soldados. O Congresso vai votar esta semana uma medida de financiamento da guerra que estabelece o dia 31 de março de 2008 como meta ideal para a retirada da maioria das tropas do Iraque.
 
Uma nota divulgada pelas Forças Armadas dos EUA disse que o ataque aconteceu perto de Baquba, capital da província de Diyala, uma região religiosamente mista para onde os comandantes norte-americanos enviaram mil soldados extras no mês passado para combater insurgentes árabes sunitas e militantes da al-Qaeda.

Foi o segundo ataque aberto em dois meses a esse tipo de posto avançado nos arredores de Bagdá. Em fevereiro, um caminhão-bomba matou dois soldados e feriu 17.
 

 Mês sangrento
Pelo menos 86 soldados norte-americanos morreram no Iraque este mês, tornando abril o mês com mais baixas desde dezembro, quando 112 morreram. O número total de soldados americanos mortos no Iraque desde 2003 já chega a 3.333.

A operação em Bagdá fez com que a insurgência realizasse ataques em outras províncias. Ainda nesta terça-feira atiradores com uniformes do Exército iraquiano atacaram um bairro de Baquba, matando seis pessoas e incendiando várias casas, segundo a polícia. Já dois carros-bomba explodiram em um estacionamento diante da embaixada do Irã em Bagdá, ferindo quatro pessoas, um dia depois da explosão de duas bombas na mesma área.
 
Ontem, um carro-bomba havia matado dez policiais iraquianos em Baquba, incluindo o chefe de polícia da cidade. Ao todo nesta segunda 40 pessoas morreram em explosões de carros-bomba em todo o Iraque.
 
 
Estadão

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Ajude
Alice Ramos: Transforme solidariedade em esperança - Sua doação faz a diferença!
REECONTRO
Irmãos separados por adoção se reencontram por acaso após 10 anos

Mais Lidas

CORPO DE BOMBEIROSFÁTIMA DO SUL - CORPO ENCONTRADO
ENCONTRADO: Homem morre afogado no Rio Dourados ao sair para pescar com a esposa em Fátima do Sul
DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis de luto, morre Salazar José da Silva
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão