Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Capital mobiliza 400 pessoas durante movimento contra violência

17 Mai 2007 - 07h38

Uma grande mobilização, que deverá reunir mais de 400 pessoas na região central de Campo Grande, pretende marcar o Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O evento acontecerá nesta sexta-feira (18), na avenida Afonso Pena, entre as ruas 13 de maio e 14 de Julho com panfletagem, adesivagem e abordagens de sensibilização. Professores, estudantes de escolas municipais, integrantes de órgãos assistenciais à criança e adolescente pretendem mobilizar a sociedade para o combate à violência infanto-juvenil destacando a Campanha Nacional que tem como tema “Combater a impunidade é Garantir Proteção”.

A violência sexual infanto-juvenil é considerada por especialistas um fenômeno de difícil enfrentamento por demandar uma quebra na cultura da impunidade e por causa da falta de conscientização de diversas esferas da sociedade. Segundo a secretária executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Neide Araújo Silva a mobilização é necessária para que a sociedade participe mais não só com a indignação, mas com denúncias.

“Não podemos ficar parados diante da violência”, afirma Maria Neide.

Desde que o Estatuto da Criança e do Adolescente foi implantado no Brasil, em 1990, a luta contra a violência infanto-juvenil ganhou mais expressão na sociedade. Crianças e Adolescentes passaram de objeto de posse de pais, mães e Estado para cidadãos de direitos e deveres.

A secretária executiva, Maria Neide ressalta que ainda há muito o que fazer e enquanto houver violência contra a criança e o adolescente a mobilização é necessária”, afirma.

O dia 18 de maio foi criado em Salvador, em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se no 1º Encontro do Ecpat no Brasil. A data faz uma referência a um crime que chocou o país por sua brutalidade.

Araceli Cabrera Sanches, oito anos, foi seqüestrada, espancada, drogada, estuprada e morta por integrantes de tradicionais famílias da sociedade capixaba dos anos 70. Mais de trinta anos depois, os assassinos continuam impunes.

O Dia busca promover a mobilização de várias esferas públicas e gerar conscientização sobre a problemática. Desde a implantação, a sociedade civil organizada promove atos de mobilização social e política com o intuito de avançar no processo de conscientização e do cumprimento do Estatuto da Criança.

Em Campo Grande, o Dia de Enfrentamento é coordenado pelo Grupo Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Conselho Municipal da Criança dos Direitos da Criança do Adolescente com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e de entidades assistenciais voltadas ao atendimento à infância e adolescência.

 

 

Conjuntura

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon