Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 20 de novembro de 2018
SADER_FULL
Busca
SICREDI_FATIMA
Brasil

Câncer de mama mata uma brasileira a cada 36 minutos

28 Ago 2007 - 05h19
A cada 36 minutos, uma brasileira morre em decorrência do câncer de mama. Por ano, 50 mil novos casos da doença são detectados no País.
 
Em cada 10 casos, sete são diagnosticados em fase avançada, quando o câncer já se espalhou para outras partes do corpo. Se descoberto no início, as chances de cura são de 90%.
 
De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Diógenes Basegio, além de cuidados com alimentação e da prática de atividade física, as mulheres de todas as idades devem fazer anualmente o exame das mamas. E, todo o mês, o auto-exame.
 
"Nas mulheres que ainda menstruam, fazer de preferência após a menstruação. Antes disso, a mama fica encaroçada, o que confunde a mulher. Fazendo o auto-exame todo mês, ela passa a conhecer a sua mama. Se houver alguma alteração, deve procurar imediatamente o médico”.
 
Após os 35 anos de idade, é preciso fazer também a mamografia. Um exame que, segundo Basegio, é feito por apenas 10% das brasileiras nessa faixa etária, porque os poucos aparelhos que existem no país estão concentrados no Sul e Sudeste.
 
“A mamografia é considerada o melhor exame para diagnóstico precoce, mas ainda temos uma má distribuição dos aparelhos de mamografia no país", diz. "Apenas 9% dos municípios brasileiros são contemplados com mamógrafos, aparelhos que fazem a mamografia, e eles estão concentrados principalmente nas regiões Sul e Sudeste”.
 
A secretária Rosângela Melo, 39 anos de idade, perdeu a mãe e a avó vítimas de câncer de mama. Por ter um histórico familiar da doença, ela passou a fazer exames complexos ainda bem nova. Em 2006, Rosângela descobriu que tinha câncer de mama, diagnosticado no início por meio de um exame de mamografia.Ela foi operada e hoje está praticamente curada. Rosângela lembra que o câncer de mama não aparece apenas em mulheres com histórico familiar e que, muitas vezes, a doença é silenciosa. “Quando o câncer vem, ele não avisa. Vem muito sorrateiramente, devagarzinho. Eu não sentia absolutamente nada, só fui fazer o exame por prevenção".
 
Para ajudar a combater a doença, a Sociedade Brasileira de Mastologia lançou hoje (27) a campanha “Câncer de mama tem cura”, que tem a atriz Taís Araújo como garota-propaganda.
 
Apesar de também atingir os homens, a doença é predominantemente feminina. Segundo a entidade, em cada 200 casos, 199 atingem mulheres.
 
 
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRAGÉDIA NA FAMILIA
Homem que matou filho para defender a nora comete suicídio
INJUSTIÇA
Familiares prestam homenagem a laçador de cães que morreu após ser hostilizado
FORAGIDO
Mulher é morta a facadas pelo ex-marido, que não aceitava fim de relacionamento
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Valentina conta a Egídio que Gabriel é filho dele
CRUELDADE
Idosa de 106 anos é assassinada a pauladas no Maranhão
NOVO GOVERNO
Desistência de general para ministério leva crise ao QG de Bolsonaro
ASSASSINATO
Câmeras flagram dupla efetuando mais de 30 tiros contra homem; veja o vídeo
TRISTEZA
Menino de 10 anos comete suicídio após a prisão do pai
MALDADE
Câmera de segurança flagra homem colocando fogo em casinha comunitária para cachorros
FATIMASSULENSES EM UBATUBA (SP)
Fatimassulenses, alunos do Vicente Pallotti fazem curso de biodiversidade marinha em Ubatuba (SP)