Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Câncer de mama mata uma brasileira a cada 36 minutos

28 Ago 2007 - 05h19
A cada 36 minutos, uma brasileira morre em decorrência do câncer de mama. Por ano, 50 mil novos casos da doença são detectados no País.
 
Em cada 10 casos, sete são diagnosticados em fase avançada, quando o câncer já se espalhou para outras partes do corpo. Se descoberto no início, as chances de cura são de 90%.
 
De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Diógenes Basegio, além de cuidados com alimentação e da prática de atividade física, as mulheres de todas as idades devem fazer anualmente o exame das mamas. E, todo o mês, o auto-exame.
 
"Nas mulheres que ainda menstruam, fazer de preferência após a menstruação. Antes disso, a mama fica encaroçada, o que confunde a mulher. Fazendo o auto-exame todo mês, ela passa a conhecer a sua mama. Se houver alguma alteração, deve procurar imediatamente o médico”.
 
Após os 35 anos de idade, é preciso fazer também a mamografia. Um exame que, segundo Basegio, é feito por apenas 10% das brasileiras nessa faixa etária, porque os poucos aparelhos que existem no país estão concentrados no Sul e Sudeste.
 
“A mamografia é considerada o melhor exame para diagnóstico precoce, mas ainda temos uma má distribuição dos aparelhos de mamografia no país", diz. "Apenas 9% dos municípios brasileiros são contemplados com mamógrafos, aparelhos que fazem a mamografia, e eles estão concentrados principalmente nas regiões Sul e Sudeste”.
 
A secretária Rosângela Melo, 39 anos de idade, perdeu a mãe e a avó vítimas de câncer de mama. Por ter um histórico familiar da doença, ela passou a fazer exames complexos ainda bem nova. Em 2006, Rosângela descobriu que tinha câncer de mama, diagnosticado no início por meio de um exame de mamografia.Ela foi operada e hoje está praticamente curada. Rosângela lembra que o câncer de mama não aparece apenas em mulheres com histórico familiar e que, muitas vezes, a doença é silenciosa. “Quando o câncer vem, ele não avisa. Vem muito sorrateiramente, devagarzinho. Eu não sentia absolutamente nada, só fui fazer o exame por prevenção".
 
Para ajudar a combater a doença, a Sociedade Brasileira de Mastologia lançou hoje (27) a campanha “Câncer de mama tem cura”, que tem a atriz Taís Araújo como garota-propaganda.
 
Apesar de também atingir os homens, a doença é predominantemente feminina. Segundo a entidade, em cada 200 casos, 199 atingem mulheres.
 
 
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS