Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 19 de dezembro de 2018
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Cana se mantém como cultura que mais cresce em MS

10 Nov 2010 - 15h50Por Campo Grande News

Prognóstico divulgado hoje pelo IBGE confirma a cana-de-çúcar como a cultura que mais cresce no Estado, para dar sustentação às usinas de álcool e açúcar instaladas e em fase de instalação.


O IBGE revelou que a cana-de-açúcar está ocupando na Safra de Verão, a principal do ano, uma área de 430 mil hectares, um aumento de 32,8% em relação a safra passada.


A produção, conforme os dados, vai saltar de 28,6 mil toneladas, em 2009, para 37,8 mil toneladas, um crescimento de 32,5%.


A área total plantada em Mato Grosso do Sul com cerais, , de acordo com o IBGE, atinge 2,8 milhões de hectares, menos de 0,5% de aumento em relação ao ano passado.


Soja e milho - Para a soja, ainda a cultura que ocupa o maior espaço no Estado, o levantamento do Instituto indica o plantio de 1.731 mil hectares para a Safra de Verão, 0,08% a mais do que na passada.


Apesar da ampliação tímida da área, o rendimento esperado é bem maior e por isso a expectativa é de que sejam colhidas 5,3 milhões de toneladas de grãos, uma ampliação de 31,9% neste ano.


Mesmo para o milho, para o qual havia uma previsão de queda na safra plantada a partir de outubro, por causa dos preços baixos no mercado externo, o IBGE revelou uma redução menor do que a esperada. A diminuição na área cultivada foi de 2,6%, de 838 mil hectares para 830 mil hectares.


Também por causa de um rendimento maior nas lavouras, a quantidade a ser colhida é estimada em 3,3 milhões, 70% a mais do que na safra passada
No total, considerando cereais, leguminosas e oleaginosas, a área plantada em Mato Grosso do Sul este ano, conforme o IBGE, atinge em 2010 2.815,724 hectares, apenar 0,5% a mais do que o registro de 2009.


A produção é calculada é 9,5 milhões de toneladas, empatando com o ano passado. É um resultado mais otimista do que as previsões anteriores, que indicavam que a produção no Estado dessas culturas cairia para 8,5 milhões de toneladas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

A QUE PONTO CHEGAMOS
Mãe mata o próprio filho após ser flagrada com amante pelo menino
MINÍSTRA DO MS NO GOVERNO BOLSONARO
Tereza Cristina anuncia seis secretários para Ministério
FAMOSIDADES
Silvio Santos se pronuncia sobre polêmica com Claudia Leitte e reage a campanha feminista
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Sóstenes cometeu crime por amor a Luz
ABUSO SEXUAL
João de Deus se entrega para a polícia
ACIDENTE
Criança de dois anos se enforca com a alça da bolsa enquanto brincava em escola
CASO JOÃO DE DEUS
Marina Ruy Barbosa intervém no caso João de Deus e impede uma grande tragédia
PRISÃO DECRETADA
Justiça de Goiás decreta prisão de João de Deus
STARTUPS NO BRASIL JÁ É SUCESSO
O sucesso das startups no Brasil e algumas novas apostas no mercado
REVOLTANTE
Filha de João de Deus diz que foi abusada dos 10 aos 14 anos: 'Meu pai é um monstro'