SUCURI_MEGA
FatimaNews - Notícias de Fátima do Sul e região
Fátima do Sul, 14 de Dezembro de 2017
RIO_DOURADOS
DELPHOS_FULL
13 de Dezembro de 2004 14h16

Campo Grande terá direito a 1.179 bolsas do ProUni

A cidade de Campo Grande (MS) terá 1.179 bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), no primeiro semestre de 2005. Com inscrições abertas até o dia 17 de dezembro, o programa do Ministério da Educação oferece 118.078 vagas em 1.142 instituições filantrópicas e privadas de todos os estados e do Distrito Federal.

São 76.037 bolsas integrais e 42.041 parciais, de 50% do valor do curso. Mais de 100 mil candidatos já se inscreveram no programa até hoje, dia 13, em todo o País.Podem concorrer às bolsas os brasileiros não-portadores de diploma de curso superior que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2004 e que atendam a pelo menos uma das condições do programa - ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada com bolsa integral; ser portador de necessidades especiais; ser professor do quadro permanente da rede pública em exercício na educação básica.

O professor pode escolher somente curso de licenciatura ou pedagogia voltado para a educação básica.O candidato deve optar pela modalidade de bolsa integral ou parcial e por até cinco cursos, turnos ou instituições de ensino dentre as disponíveis.

Para concorrer a bolsas em instituições não-beneficentes, a renda máxima a ser comprovada é de até um salário mínimo e meio (R$ 390,00) por pessoa do grupo familiar, para a bolsa integral, e de até três salários mínimos (R$ 780,00), para a parcial.

Cotas - O ProUni também tem uma política de cotas destinadas aos alunos que se autodeclararem afrodescendentes ou indígenas. Para esse grupo, o MEC destinou 47.112 vagas, que serão distribuídas de acordo com a proporção dessas populações nos estados, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Documentos - O estudante fará a inscrição no endereço do ProUni na internet (www.mec.gov.br/prouni). Para ter acesso à ficha de inscrição, ele deve indicar o código do Enem de 2004 e o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física). Só depois poderá preencher os demais campos.O coordenador-geral de relações estudantis da Secretaria de Ensino Superior (Sesu/MEC), Leonel Cunha, lembra aos alunos que a página do ProUni está disponível durante 24 horas.

Ele pede aos candidatos que evitem fazer a inscrição na última hora para evitar congestionamentos no sistema que impeçam o acesso ao programa.Inscrições - As inscrições são feitas exclusivamente pela internet. Todas as instituições de educação superior credenciadas no ProUni têm, obrigatoriamente, de oferecer acesso à internet a qualquer candidato.

Além disso, o MEC constituiu uma rede de parceiros que também oferecem o acesso aos alunos de suas comunidades. São escolas das redes estadual e municipal, centros federais de educação tecnológica (Cefets), centros integrados empresa-escola (Ciees) e prefeituras.

Para o estudante saber qual o local de inscrição mais próximo de sua casa, basta ligar para 0800-616161. A relação das instituições que aderiram ao programa e as vagas para outras cidades do Estado de Mato Grosso do Sul também são encontradas na página do ProUni na internet.
 
 
RMT Online
Comentários
Veja Também
FORTALEZA
LISTINHA_ONLINE
FARMÁCIA_CENTROFARMA_300
Últimas Notícias
  
LOJA_02
Eventos
dothCom © Copyright FatimaNews - Todos os Direitos Reservados.