Menu
SADER_FULL
domingo, 21 de abril de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Campanha de vacinação anti-rábica tem início nesta segunda-feira

13 Ago 2007 - 09h21
Hoje (13) é o início da Campanha Nacional de vacinação anti-rábica  em cães e gatos, que se estenderá até de  02 de novembro.

          Segundo a gerente técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Gislaine Coelho Brandão, responsável pela campanha no Estado, a forma de execução das ações da campanha ficará por conta de cada município. “Os municípios vão realizar a vacinação da melhor maneira possível, de acordo com as especificidades da região. Nós estamos orientando e auxiliando na distribuição das doses da vacina”, afirma.

          Ainda de acordo com Gislaine Coelho, a estimativa da SES é que existam cerca de 456 mil cães e 95 mil gatos em Mato Grosso do Sul. O Ministério da Saúde disponibilizou para Mato Grosso do Sul mais de 500 mil doses de vacina, além de materiais como informativos, agulhas e seringas.

          Para vacinar os animais,  é importante levar a carteira de vacinação antiga. Gislaine lembra que “as doses que forem entregue aos proprietários não serão computadas, pois não há como garantir a qualidade das mesmas, bem como se o proprietário realmente fará a aplicação no animal”.

          Em alguns municípios como Campo Grande, Corumbá, Ladário e Bonito técnicos das secretarias municipais estão visitando as residências para vacinar os animais.

             Raiva Animal

          A raiva é uma doença provocada por vírus, caracterizada por sintomatologia nervosa que acomete animais e seres humanos. Transmitida por cão, gato, rato, bovino, eqüino, suíno, macaco, morcego e animais silvestres, através da mordedura ou lambedura da mucosa ou pele lesionada por animais raivosos.

          Entre os sinais clínicos que os animais podem apresentar estão: alterações de comportamento, dilatação da pupila, fotofobia (medo do claro), salivação excessiva e dificuldade para engolir devido à paralisia da mandíbula.

          No homem, o tempo de incubação varia com a natureza do vírus. O primeiro sintoma é uma febre pouco intensa, acompanhada de dor de cabeça e depressão nervosa. Em seguida, a temperatura torna-se mais elevada. Logo, a vítima começa a ficar inquieta e agitada, sofre espasmos dolorosos na laringe e faringe e passa a respirar e engolir com dificuldade. Os espasmos estendem-se depois aos músculos do tronco e das extremidades dos membros e são acompanhados de tremores generalizados, taquicardia e parada de respiração.

 

 

Notícias.ms.gov

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - MS - DICA AGÊNCIA ECO TOUR
Confira agora os 5 passeios mais românticos de Bonito (MS)
EM ÁUDIO VAZADO
Em áudio, Onyx diz que governo deu 'uma trava na Petrobras', caminhoneiros podem ficar sossegados
EMOÇÃO E RECOMEÇO
Mãe e filho se reencontram em hospital após desabamento de prédios
ACIDENTE FATAL
Três morrem em explosão provocada por vazamento de botijão de gás
NOVA PARALISAÇÃO
Ala dividida de caminhoneiros falam em greve no próximo dia 29 em todo o Brasil
CAMPO BELO RESORT - PARAÍSO É AQUI
Com noite Árabe e Italiana, PACOTE do dia 03 a 05 de maio já disponível para o Campo Belo Resort
NEGLIGÊNCIA FUNCIONAL
Menino de 12 anos foge de casa, burla esquema de segurança e embarca em avião
DEU RUIM
Vítima reage e mata assaltante que tentava roubar camioneta em Toledo – ASSISTA VÍDEO
PAI MONSTRO
Pai é preso suspeito de estuprar e engravidar a filha de 11 anos
15 METROS DE ALTURA
MILAGRE – Menina de um ano que caiu do 4º andar de prédio não sofreu nenhuma fratura