Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Campanha da Voz oferece atendimento gratuito em todo País

13 Abr 2007 - 17h42
Até 30% das pessoas apresentam algum problema nas cordas vocais. A causa mais comum é o uso abusivo da voz, como gritar ou sussurrar.

O cigarro também está na lista das causas e eleva o risco de desenvolvimento de câncer de laringe - que acomete cerca de 15 mil pessoas em todo o País. Embora os problemas, no geral, tenham tratamentos simples, o melhor que se tem a fazer é cuidar bem das cordas vocais.

E é essa mensagem que a Academia Brasileira de Laringologia e Voz quer passar na 9ª Campanha Nacional da Voz, que começa na segunda-feira, 16, em comemoração ao Dia Mundial da Voz. "A campanha aborda os cuidados com a voz de maneira geral, dando enfoque aos problemas mais comuns, como laringite e câncer de laringe", explica o coordenador da campanha em São Paulo José Eduardo Pedroso.

As ações serão distribuídas por todo o País, com exceção dos Estados do Acre, Rondônia, Maranhão, Piauí, Sergipe e Tocantins. Nos locais, além da distribuição de folders com orientações sobre os cuidados com a voz, haverá uma equipe prestando atendimento gratuito à população. "Entre os dias 16 e 21, prestaremos atendimento, com orientação, acompanhamento fonoaudiológico, uma consulta completa."

Nos consultórios e hospitais, geralmente as pessoas chegam com quadros de rouquidão persistente. Grande parte é de profissionais que têm demanda vocal muito grande, como professores e operadores de telemarketing. Nesses casos, os médicos costumam diagnosticar algum tipo de lesão na laringe, como um calo.

Há outros mais raros, como os nódulos, que já indicam a presença do câncer. "Embora não seja um tumor muito comum, a incidência na cidade de São Paulo é bastante alta. O último censo mostrou que São Paulo era a segunda cidade com maior incidência de câncer de laringe no mundo", informa Pedroso, que coordena o laboratório de laringe e voz da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O especialista lembra, no entanto, que esta alta incidência pode estar ligada ao perfil do atendimento em São Paulo, que recebe pacientes de todo o Brasil. "Não sabemos se é nossa população que está com a doença ou se é por nosso atendimento ser diferenciado."

Entre os cuidados para prevenir problemas vocais estão: não forçar a voz (gritar ou cochichar), não fumar e articular bem as palavras. Os especialistas também alertam sobre a importância de ingerir bastante líquido e evitar conversar durante os exercícios físicos. "A rouquidão é comum durante um resfriado ou uma gripe simples, mas ela persiste, em geral, por no máximo dez dias. Passado esse período orientamos a buscar a ajuda de um profissional", aconselha Pedroso. Com um exame de laringoscopia é possível diagnosticar problemas nas cordas vocais.

Crendices

A campanha também irá alertar sobre o uso de soluções caseiras para "curar" problemas ou melhorar o desempenho vocal. É muito comum as pessoas adotarem o uso do gengibre ou mesmo do conhaque para amenizar a dor ou, por exemplo, deixar a voz mais "potente" antes de cantar. "Nenhum trabalho científico comprova isso. A experiência que temos é que esses elementos causam um efeito analgésico, o que leva a pessoa a cometer abusos vocais por estar com mais conforto na região. Mesmo essas pastilhas que são vendidas em farmácias que as pessoas usam, são somente paliativos."

Quando procurar um especialista:

- Rouquidão persistente por mais de 15 dias
- Perda da voz
- Pigarro
- Dor na garganta
- Dificuldade para engolir alimentos

Serviço:

Os endereços onde haverá ação da Campanha Nacional da Voz podem ser encontrados no site da Academia Brasileira de Laringologia e Voz, o endereço é www.ablv.com.br.

 

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto