Menu
LIMIT ACADEMIA
quinta, 18 de julho de 2019
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Caminhos do Sabor é lançado nesta terça-feira em Campo Grande

2 Ago 2010 - 13h10Por Fátima News com assessoria

Unir turismo e gastronomia é a proposta do projeto Caminhos do Sabor, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo, que será lançado nesta terça-feira dia 3 de agosto, às 8 horas, em Campo Grande (MS).

 

O projeto, que percorre o Brasil desbravando pratos que alimentam e agradam brasileiros de norte a sul, tem a proposta de valorizar os sabores locais e atrair o turista à mesa. “Para aumentar a competitividade turística e gastronômica dos lugares é necessário melhorar a qualidade da alimentação fora do lar”, explica a assistente do projeto, Adriana Carvalho.

 

Segundo ela, isso é viabilizado por meio de treinamentos para profissionais do setor, em manipulação correta de alimentos, atendimento ao público, línguas estrangeiras. “Se o garçom quiser, ele poderá aprender outros idiomas e atender melhor”, cita o presidente da Abrasel em Mato Grosso do Sul, Paulo Ortiz.

 

Desde 2008, quando teve início, o Caminhos do Sabor já ganhou adeptos em praticamente todos os estados brasileiros, já que levanta a bandeira para um prato típico, em cada cidade participante. No Estado, Bonito, Campo Grande e Corumbá entraram para o roteiro.

 

O enfoque principal é melhorar o setor de gastronomia já que, segundo pesquisa realizada pela Abrasel na Capital, as opções de lugares onde encontrar pratos regionais são restritas. “No meu restaurante, o carro-chefe é o arroz carreteiro, com carne de sol e banana-da-terra”, destaca Paulo Ortiz, que também é empresário do ramo e tem apreço pelo sabor regional.

 

Em todas as partes, são várias as opções para quem se dispõe a conhecer novos sabores. O homem que comeu de tudo, de Jeffrey Steingarten, por exemplo, não provou o arroz carreteiro, o caribéu, o cheiro de carne, peixe, mandioca, o pequi, as especiarias, o tempero caseiro e a lenha queimada, que são alguns dos muitos aromas sul-mato-grossenses e que podem conquistar os visitantes. O livro detalha com humor os pratos mais exóticos que o autor provou em suas viagens, mas para a infelicidade deste crítico gastronômico, não passou por estas bandas.

 

Serviço

 

O lançamento do projeto Caminhos do Sabor acontece no próximo dia 3 de agosto, às 8 horas, na sede da Abrasel, em Campo Grande. O endereço fica na avenida Noroeste, 5144, anexo da Morada dos Baís, Centro. O projeto é uma parceria entre Abrasel, Sebrae e Ministério do Turismo.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SE DEU MAL
Ladrão tenta assaltar caminhoneiro arma de brinquedo e morre ao levar três tiros de verdade
COPA DO BRASIL
Athletico-PR elimina Flamengo nos pênaltis e garante vaga na semi da Copa do Brasil
COPA DO BRASIL
Com polêmica e expulsão, Internacional avança para a semifinal ao eliminar o Palmeiras
DESCARGA ELÉTRICA
Técnico de Rerigeração morre após sofrer choque ao manusear microondas
DOENÇA DO SÉCULO
Rapaz que se jogou da ponte do Rio Piquiri se despediu de amiga antes
COMOÇÃO
Jovem de 19 anos morre após contrair bactéria em parto
NOVELA GLOBAL
Josiane mata de novo em 'A dona do pedaço': saiba quem é a próxima vítima!
NOVELA GLOBAL
'A dona do pedaço': Maria da Paz conhece Gilda, que lhe vende mansão cara
ECLIPSE LUNAR
Eclipse parcial da Lua poderá ser visto em todo o Brasil; veja os horários
BARBÁRIE
Moça de 22 anos é agredida até a morte após se negar a fazer sexo