Menu
SADER_FULL
segunda, 18 de fevereiro de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Câmara Setorial realiza encontro de lideranças da ovinocultura de MS

30 Jul 2010 - 07h00Por Fátima News com assessoria

A reunião na Casa Rural discutiu assuntos da cadeia de ovinos

 

A Câmara Setorial Nacional, organização que engloba 23 entidades brasileiras do setor de ovinocultura, realizou nesta quinta-feira (29) uma reunião na Casa Rural com o objetivo de discutir os assuntos da cadeia de ovinos no Mato Grosso do Sul. O Encontro de Lideranças da Ovinocultura aconteceu das 8 às 16 horas e serviu para que os produtores e frigoríficos buscassem juntos soluções e melhoras para o ramo.

 

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do MS (Famasul), Eduardo Riedel, do superintendente do Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar/MS), Clodoaldo Martins, estiveram com os participantes na abertura do Encontro. A médica veterinária do Senar Mariana Gilberti, a qual representou a instituição durante as discussões do tema, considerou que a relevância do evento foi demonstrada pelos nomes envolvidos. “A presença do Francisco Maia, presidente da Comissão Nacional de Ovinos e Caprinos, e da Tereza Cristina, secretária da SEPROTUR, têm peso entre as autoridades desta reunião”. Além destes, houve a representação da Câmara Setorial do MS através da secretária executiva Adriane Domingos.

 

Maia, cuja comissão é subordinada a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), vê o Estado como encaminhado no assunto. “A atividade tem futuro aqui, mesmo havendo gargalos a serem superados. O entrosamento de quem está ligado à ovinocultura é que vai definir os rumos do setor na região”, explica o presidente, para quem a força produtiva do MS se apresentaria no curto prazo dadas as condições favoráveis locais. Para ele a qualidade dos participantes do Encontro superou as expectativas, provando que a potencialidade do MS está acima do nível nacional.

 

O coordenador do Grupo de Trabalho da Câmara Setorial, Enio Queijada, falou em nome do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), uma das entidades a fazer parte da própria Câmara. “Somos um dos atores que têm buscado o desenvolvimento da cadeia produtiva. A nossa idéia é colher informações de forma uniforme, mantendo a privacidade do produtor, para montarmos um mosaico do país”. Conforme Queijada, este é o terceiro encontro estadual a acontecer no Brasil, de sete previstos para 2010. “A situação aqui está muito boa. Estamos ouvindo os participantes e registrando as demandas do Estado”, comenta sobre a comunicação com os representantes do setor ovinocultor do MS. Ele crê como fundamental o papel do Senar na comunicação com o produtor de ovinos, dada ao envolvimento direto do órgão na capacitação rural.

 

Até o final do ano vão acontecer mais quatro Encontros de Liderança da Ovinocultura. O Próximo será em Bauru, em São Paulo ; depois o estado do Rio Grande do Sul, com a cidade que será sede da reunião ainda a definir; após isso Manaus, no Amazonas; e o último deste ano em Petrolina, no Pernambuco.

 

Sobre o Senar

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) é uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Tem o objetivo de desenvolver ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social.

 

O Senar está presente em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, atuando em parceria com os 68 sindicatos rurais e desenvolvendo iniciativas de educação, informação e conhecimento em agronegócio. Em 2009, o Senar/MS ofereceu 1,7 mil cursos nas áreas de profissionalização rural e promoção social, atendendo 30,1 mil alunos sul-mato-grossenses. O trabalho é desenvolvido a partir da missão de contribuir com o setor agropecuário, um dos mais importantes vetores da economia do Estado.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ACIDENTE FATAL
Adolescente é atropelada quando levava pai em cadeira de rodas, veja o vídeo
VIOLENCIA DOMESTICA
'Não consigo reconhecê-la', diz irmão de mulher espancada no 1° encontro
O REI ROBERTO CARLOS
Roberto Carlos vestiu rosa e se mostrou contrário a projeto de Jair Bolsonaro
BRIGA NO PLANALTO
Magoado e traído, Bebianno não vai poupar filho de Bolsonaro
TRÁGICO
Mãe do piloto de Ricardo Boechat morre três dias após o filho
OUTROS 10 ESTADOS
Horário de verão termina à meia-noite; relógios devem ser atrasados em 1h
BARBÁRIE
Rosane Santiago Silveira, torturada e morta em sua própria casa
CARRO DE APLICATIVO
Mulher é estuprada após aceitar água e bala em carro de app
VIOLENCIA DOMESTICA
Enquanto Lírio Parisotto era condenado, Luiza Brunet discutia campanha contra violência doméstica
CANALHA
Criança de 4 anos é estuprada no próprio aniversário