MEGA_OKA_CARROS_
FatimaNews - Notícias de Fátima do Sul e região
Fátima do Sul, 18 de Outubro de 2017
DELPHOS_FULL
8 de Julho de 2004 17h55

Câmara instala comissão que vai analisar o voto secreto

A comissão especial da Câmara destinada a analisar o mérito da emenda constitucional que acaba com o voto secreto, nas votações da Câmara e do Senado, foi instalada hoje. A deputada Juíza Denise Frossard (PSDB-RJ) foi eleita presidente e o deputado Ney Lopes (PFL-RN), o primeiro vice-presidente. O relator da matéria ainda não foi escolhido.

A comissão terá até 40 sessões para discutir a matéria e votar o parecer. Ela irá analisar a PEC apresentada pelo deputado Luiz Antonio Fleury (PTB-SP) e mais seis outras PECs que tratam da mesma matéria e que foram anexadas a ela. Se aprovada na comissão especial e nos plenários da Câmara e do Senado, em dois turnos de votação, estará eliminada de vez qualquer tipo de votação secreta no Parlamento.

A atual Constituição estabelece que algumas votações no Legislativo são secretas, entre elas estão: votação para cassação de deputado ou senador; eleição dos membros das mesas diretoras das duas Casas; eleição de ministros do Tribunal de Contas; indicação de presidentes e diretores do Banco Central, de magistrados e de embaixadores.

A grande polêmica sobre votação secreta ocorreu quando houve a cassação do então senador Luiz Estevão, do Distrito Federal. Na ocasião, o líder do governo no Congresso, senador José Roberto Arruda, também do DF, teve acesso à lista secreta de votação. O fato teve repercussão nacional e internacional, levando Arruda a renunciar ao mandato para evitar uma provável cassação por quebra de decoro parlamentar. O próprio Arruda, hoje deputado federal, é autor de uma das seis PECs.
 
Agência Brasil
Comentários
Veja Também
FORTALEZA
REINO_MATRÍCULAS_2017
Nossa_Lojas
Últimas Notícias
  
FÁBRICA_CALÇADOS
Eventos
dothCom © Copyright FatimaNews - Todos os Direitos Reservados.