Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Cai índice de queimadas no MS, comparado a anos anteriores

23 Jul 2010 - 14h28Por MS Notícias

Dados do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) apontam que o índice de ocorrências de queimadas em Mato Grosso do Sul apresenta queda em relação ao mesmo período de anos anteriores. Conforme levantamento atualizado até a última terça-feira (20), este ano já foram detectados 641 focos de incêndio em áreas de vegetação, enquanto até a mesma data de 2009 a ocorrência foi de 1.267 focos.

Os números do Ibama colocam o Estado na oitava colocação entre as unidades da federação onde são registrados mais focos de calor. No ranking atualizado no dia 12 de julho, Mato Grosso vem em primeiro, com 2.592 focos, seguido pelos estados de Tocantins (1.294), Bahia (1.188), Minas Gerais (868), São Paulo (760), Maranhão (655) e Goiás, com 643. Mato Grosso do Sul aparece com 608 focos de calor, conforme dado atualizado nessa data.

De acordo com o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Estado, Coronel Ociel Ortiz Elias, o trabalho preventivo dos bombeiros é um dos grandes responsáveis pela diminuição dos números de focos de incêndio em Mato Grosso do Sul. O coronel explica que há uma parceria pioneira com o Ministério do Meio Ambiente para ações preventivas e de educação, onde o Ministério cede toda a estrutura para os bombeiros, como viaturas e material audiovisual. “Já realizamos treinamentos contra incêndios para mais de 300 pessoas em escolas e sindicatos rurais”, ressalta Ociel.

Outro trabalho preventivo do Corpo de Bombeiros é a Campanha de Proteção Ambiental (CPA) realizada por aproximadamente 170 bombeiros que atuam nos municípios de Coxim, Costa Rica, Água Clara, Chapadão do Sul e Três Lagoas.

Conforme o levantamento realizado pelo Ibama, os municípios que mais apresentaram focos de incêndio em Mato Grosso do Sul neste ano são: Corumbá (30%), Porto Murtinho (8%), Aquidauana (8%), Figueirão (4%), Rio Verde de Mato Grosso (4%) e Sonora (3%). O montante de ocorrências em outras localidades soma 43%.

Julho

Até o dia 20 de julho foram registrados 131 focos de calor em todo o Estado. O dia com maior incidência de ocorrências foi o dia 8 de julho, quando foram registrados 35 focos. O dia 15 fica em segundo lugar na lista do mês, com 26 ocorrências. O índice representa acentuada queda em relação ao número registrado em julho de 1999, quando os casos atingiram o pico de 1.306 ocorrências.

Em relação aos dados nacionais, o Estado representa 5,2% no total de casos de focos de incêndio em todo o País, levando em consideração a atualização do último dia 12 de julho.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis