Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Caarapó realiza a IV Conferência Municipal de Saúde

10 Jul 2007 - 08h46

A prefeitura de Caarapó, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, promoveu a IV Conferência Municipal de Saúde. O evento foi realizado no último dia 6, no Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted), e reuniu a população para avaliar e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nas esferas de governo municipal, estadual e federal. O tema foi Saúde e qualidade de vida: Polícias de estado e desenvolvimento.

 

A solenidade de abertura foi prestigiada pelo prefeito Mateus Palma de Farias (PR), pela vice Teresinha Batista (PT), pela palestrante Elisabete Kruk de Freitas Baldasso, do Núcleo Regional de Saúde de Dourados, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Aparecido dos Santos, pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Clarice Esteves Croider, pela coordenadora do Fórum dos Usuários do SUS, Marineide dos Anjos, e pelo secretário municipal de Saúde, Paulo César Gonçalves.

 

O debate girou em torno de três eixos: 1 - Desafios para Efetivação do Direito Humano à Saúde no Século XXI: Estado, Sociedade e Padrões de Desenvolvimento, 2 - Políticas Públicas para a Saúde e Qualidade de Vida: O SUS na Seguridade Social e 3 - A participação da Sociedade na Efetivação do Direito Humano à Saúde. As discussões resultaram na aprovação de uma série de propostas com vistas à melhoria da qualidade de saúde sob a responsabilidade dos três níveis de governo, que serão levadas à VI Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, a ser realizada no período de 13 a 15 de setembro, em Campo Grande.

 

Os participantes da conferência de Caarapó elegeram delegados e suplentes representantes dos segmentos dos usuários (titulares: Clarice Esteves Croider e Regiane Alves de Souza. Suplentes: Marineide da Silva dos Anjos e Juciléia Luzia Florenciano), trabalhadores em saúde (titular: Marilene Simone Amorim Marques Bullmam e Júlia Soares, suplente) e prestadores de serviços públicos e privados (titular: Conceição Aparecida Pícolo e Adalberto Araújo Corrêa, suplente).

 

Os delegados vão representar o Município de Caarapó na Conferência Estadual de Saúde, tendo como principal atribuição a defesa das propostas aprovadas na conferência local.

 

Moção de Congratulações

Os participantes da conferência de Caarapó aprovaram Moção de Congratulações e elogios ao prefeito Mateus Palma de Farias pelas ações realizadas no sistema de atendimento de Saúde no Município, como a reforma do Posto de Atendimento Médico (PAM), expansão do horário de atendimento (até às 22h), aquisição de veículos para transporte de enfermos, implantação de Unidade Básica de Saúde (Núcleo IV), construção de postos de saúde na reserva indígena, em parceria com a Funasa, projetos de reforma de outras unidades de saúde, implantação da quinta Unidade de Saúde de PSF e contratação de psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo, oftalmologista e ortopedista, e aplicação de 17,22% do orçamento municipal nos serviços de saúde.

 

 

 

 

Diário MS

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS