Menu
SADER_FULL
quarta, 20 de fevereiro de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Caarapó promove a Semana dos Povos Indígenas

16 Abr 2007 - 16h04

A comunidade Guarani-Kaiowá da aldeia Te’yikue de Caarapó deu início ontem à Semana dos Povos Indígenas de 2007. O evento é marcado por uma série de atividades esportivas, de educação, saúde e assistência social e prossegue até o próximo sábado, com a realização do XI Fórum Indígena.

 

As competições envolvem corridas de cavalos e jegues, corridas das estrelas e rústica, torneios de malha, atletismo, ciclismo, voleibol, futebol suíço, futsal pré-mirim, provas típicas de Arco Py’aka, arco e flecha, cabo da paz, lança, estilingue e pescaria. Também acontecerão oficinas de Saúde, Educação Familiar, Educação Escolar, além de discussões sobre o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, Programa Sentinela e Agricultura.

 

A Semana dos Povos Indígenas encerra-se no sábado com a realização do XI Fórum sobre as questões Indígena de Caarapó, que traz como tema “Ñemombarete pehegue oguerekove haguã pu’aka há tojeporeka kuaave” (Fortalecer a família para garantir autonomia e sustentabilidade). A solenidade acontece no Salão de eventos da Escola Ñandejara, na Aldeia Te’yikue, a partir das 8h.

 

Para o prefeito Mateus Palma de Farias (PR), a Semana dos Povos Indígenas, além de proporcionar este clima de festa e de interação entre a comunidade, tem também a responsabilidade de discutir temas importantes através das palestras, com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos índios.

 

A Semana dos Povos Indígenas tem o apoio da prefeitura de Caarapó, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), através do Programa Kaiowá/Guarani, do deputado estadual Pedro Kemp (PT), do vereador Agripino Benites (PT), da Funai e da Funasa.

 

 

 

Fátima News

Deixe seu Comentário

Leia Também

SUPERAÇÃO
Jovem que morou 5 anos nas ruas se forma em Direito
FENÔMENO
Maior superlua de 2019 iluminará o céu nesta terça, 19
FAMOSIDADES
Padre sertanejo acusado de ostentação cobra entrada de idosos para assistir programa
ACIDENTE FATAL
Adolescente é atropelada quando levava pai em cadeira de rodas, veja o vídeo
VIOLENCIA DOMESTICA
'Não consigo reconhecê-la', diz irmão de mulher espancada no 1° encontro
O REI ROBERTO CARLOS
Roberto Carlos vestiu rosa e se mostrou contrário a projeto de Jair Bolsonaro
BRIGA NO PLANALTO
Magoado e traído, Bebianno não vai poupar filho de Bolsonaro
TRÁGICO
Mãe do piloto de Ricardo Boechat morre três dias após o filho
OUTROS 10 ESTADOS
Horário de verão termina à meia-noite; relógios devem ser atrasados em 1h
BARBÁRIE
Rosane Santiago Silveira, torturada e morta em sua própria casa