Menu
SADER_FULL
terça, 20 de novembro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
SICREDI_FATIMA
Brasil

Caarapó é contemplado com o Programa Arca das Letras

22 Mar 2007 - 04h24
O município de Caarapó foi contemplado recentemente com o programa de biblioteca “Arca das Letras”, uma iniciativa da Secretaria de Reordamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário, criada para facilitar o acesso aos livros e incentivar a leitura em assentamentos, comunidades de agricultura familiar e de remanescentes de quilombos. Receberão as bibliotecas a Reserva Indígena Te´ýikue e o assentamento Nossa Senhora do Carmo. A acão tem apoio da Eletrosul, Eletrobrás e Programa Luz para Todos.
 
A Arca das Letras é um programa de bibliotecas rurais desenvolvido com uma metodologia que garante a participação das comunidades na formação de acervos, na implantação e na gestão das atividades da biblioteca. Os livros são selecionados de acordo como perfil cultural de cada comunidade. O programa é fruto de ações feitas com os Ministérios da Educação, da Cultura, da Justiça, das Minas e Energia, dos Estados, dos Municípios e com outras esferas públicas e privadas.
 
Cada biblioteca tem 230 títulos por doações, entre literatura infantil, para jovens e adultos, livros didáticos, de pesquisa e técnicos, que abrangem diversas áreas de informação e do conhecimento – saúde, educação, agricultura, cidadania, atendendo aos interesses das populações rurais em suas realidades específicas.
 
Segundo o secretário de Educação e Esportes de Caarapó, professor Ismael Martins Guevara, a ação visa levar a estas comunidades um pouco mais de cultura e conhecimento, tendo em vista que a leitura abre caminhos e novos horizontes. “Com essas ações, as comunidades indígenas e assentadas ganham na melhoria dos serviços prestados, como educação e cultura”, observa o secretário.
Guevara também informou que a cerimônia de entrega dos livros e capacitação dos agentes de leitura aconteceram ontem no auditório do Incra sede Itamarati II. Além de Caarapó, outros dez municípios do Estado também foram beneficiados.

 

 

Fátima News


Deixe seu Comentário

Leia Também

TRAGÉDIA NA FAMILIA
Homem que matou filho para defender a nora comete suicídio
INJUSTIÇA
Familiares prestam homenagem a laçador de cães que morreu após ser hostilizado
FORAGIDO
Mulher é morta a facadas pelo ex-marido, que não aceitava fim de relacionamento
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Valentina conta a Egídio que Gabriel é filho dele
CRUELDADE
Idosa de 106 anos é assassinada a pauladas no Maranhão
NOVO GOVERNO
Desistência de general para ministério leva crise ao QG de Bolsonaro
ASSASSINATO
Câmeras flagram dupla efetuando mais de 30 tiros contra homem; veja o vídeo
TRISTEZA
Menino de 10 anos comete suicídio após a prisão do pai
MALDADE
Câmera de segurança flagra homem colocando fogo em casinha comunitária para cachorros
FATIMASSULENSES EM UBATUBA (SP)
Fatimassulenses, alunos do Vicente Pallotti fazem curso de biodiversidade marinha em Ubatuba (SP)