Menu
LIMIT ACADEMIA
sábado, 17 de novembro de 2018
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Caarapó desenvolve programa de incentivo literário

9 Ago 2007 - 10h39

A Secretaria de Educação e Esportes de Caarapó, em parceria com o Programa Escrevendo o Futuro, da Fundação Itaú Social, está desenvolvendo ações ligadas à literatura com participação de professores cursistas - alfabetizadores da educação Infantil e professores de língua portuguesa e de literatura do Ensino Fundamental e Médio das escolas das redes municipal e estadual, incluindo a Aldeia Te`ýikue. O projeto tem por objetivo de propor aos alunos uma coleta de poemas na comunidade, com base em estudos de gêneros textuais sob o tema Catadores de Poemas, encantadores de emoções e sentimentos.

 

Vários alunos estão realizando entrevistas com professores, familiares, poetas e amantes da poesia, recolhendo depoimentos, experiências de contato com o esse gênero textual, além de coletar poemas aprendidos ou escritos por cidadãos caarapoenses. “Os relatos das entrevistas já realizadas deixam transparecer o entusiasmo dos alunos ao desafio de conhecer e reconhecer a poesia no outro”, afirma a coordenadora do programa, professora Marlene Balbueno de Oliveira Ortega, da Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos.

 

Na opinião do secretário municipal de Educação e Esportes, professor Ismael Martins Guevara, a metodologia aplicada é de muita eficácia, pois envolve o repasse ao professor e o fazer do aluno. “Precisamos apoiar ainda mais os nossos educadores que se propõem a fazer uma educação de qualidade em nosso município”, observou.

 

Para o prefeito Mateus Palma de Farias (PR), essa ação valoriza e resgata a cultura local, além de servir para incentivar o contato dos alunos com a poesia. “É uma oportunidade também de proporcionar aos estudantes uma maneira de buscar, de descobrir, de correr atrás de seus objetivos”, argumentou.

O Programa Escrevendo o Futuro foi criado pela Fundação Itaú Social em 2002 e tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento da escrita dos alunos do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras e para a formação de educadores, professores polivalentes e de Língua Portuguesa. A organização entende que, dessa forma, contribui também para a melhoria da qualidade de ensino. Para a fundação, saber ler e escrever com competência é muito importante para a plenitude das pessoas, pois além de ser imprescindível para o sucesso na vida profissional, o domínio da leitura e escrita é fundamental para a constituição da cidadania.

 

 

 

Fátima News

Deixe seu Comentário

Leia Também

ASSASSINATO
Câmeras flagram dupla efetuando mais de 30 tiros contra homem; veja o vídeo
TRISTEZA
Menino de 10 anos comete suicídio após a prisão do pai
MALDADE
Câmera de segurança flagra homem colocando fogo em casinha comunitária para cachorros
FATIMASSULENSES EM UBATUBA (SP)
Fatimassulenses, alunos do Vicente Pallotti fazem curso de biodiversidade marinha em Ubatuba (SP)
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Gabriel se declara para Luz e os dois se beijam
MULHERES TEM QUE DENUNCIAR
Jovem posta foto com rosto inchado para denunciar agressão do namorado
ENCONTRO DE GOVERNADORES
Em encontro de governadores com Bolsonaro, Reinaldo defende fronteira e reajuste da tabela SUS
VIOLENCIA DOMESTICA
Homem é esfaqueado por esposa que tem ciumes até da sombra
ENTROU ATIRANDO
VÍDEO: Pastor é baleado no altar durante o culto
TRAGEDIA
Ex-prefeito é morto pelo pai após ser confundido com assaltante