Menu
SADER_FULL
terça, 18 de junho de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Brasileiros bebem 10,3 bilhões de litros de cerveja por ano

23 Jul 2010 - 08h47Por R7

Que o brasileiro é fanático por cerveja, não há dúvidas. Segundo dados do Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja), o Brasil consome anualmente mais de 10,3 bilhões de litros da bebida, sendo o quarto maior consumidor do mundo.

 

Data-se que a bebida começou a ser preparada pelos sumérios, egípcios e mesopotâmios, desde pelo menos o ano de 4000 a.C. Nos dias de hoje, a bebida é sinônimo de diversão. Em churrasco, bar, reunião com os amigos, jogos de futebol e comemorações, ela não pode faltar.

Segundo Marcelo Cerqueira, presidente da Abradeg (Associação Brasileira de Degustadores de Cerveja), o verão é o período em que as pessoas mais bebem, chegando a representar cerca de 40% das vendas, principalmente no Carnaval.

- Datas como Dia de São Jorge no Rio de Janeiro, o Réveillon, finais de campeonatos e Copa do Mundo alavancam as vendas extraordinariamente.

Como é feita a cerveja?

Cerqueira explica que as cervejas são feitas com água, algum cereal maltado (geralmente a cevada) e lúpulo, fermentados por leveduras. A adição de outros condimentos ou fontes de açúcar não é incomum.

Fábio Tozzi, mestre-cervejeiro da cervejaria Abadessa, conta que há duas grandes famílias, as lagers e as ale. As lages têm baixa fermentação e corpo claro. As pilsen fazem parte deste tipo. Já as ales são de alta fermentação e possuem mais variedades: mild (meio-amargas), bitter (amargas), pale ale (claras), porter (escura) e stout (cerveja preta forte).

Há ainda um terceiro tipo, a malzibier, que é doce, escura e tem menor teor alcoólico que as outras.

Murilo Schmutzler, um dos mestres-cervejeiros da Heineken Brasil, conta que a lager tipo Pilsen é a preferida pelo consumidor brasileiro e mundial.

- A palavra pilsen diz respeito à receita dessa cerveja, que foi originalmente desenvolvida em Plzeñ, onde hoje fica a República Tcheca.

E a loira tem que ser gelada mesmo. Schmutzler explica que a temperatura tem muita influência na degustação dessa bebida.

- Quando degustamos uma cerveja com temperatura inferior a 4º C, alguns estímulos gustativos são alterados e, principalmente, a percepção de substâncias amargas fica reduzida.

O copo pode ser variado, mas, segundo Cerqueira, a cerveja não deve ser bebida na garrafa.

- Beber pelo gargalo não permite que a cerveja ganhe vida como no copo.


Outro detalhe é a forma de se servir a cerveja. Assim como o vinho, ela precisa ser servida corretamente para despertar melhores aroma e paladar. O copo deve ser inclinado a 45°. Quando estiver próximo do meio, afaste progressivamente a garrafa do copo, o qual, por sua vez, deverá se endireitar até atingir uma posição vertical. Isto permitirá a criação da espuma. A espuma deve ter, em média, entre dois e quatro centímetros. A duração da espuma irá depender do tipo de copo e da própria cerveja.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ASSASSINATO CRUEL
O massacre do menino Rhuan e o silêncio da grande mídia
FAMOSIDADES
Homem discute com mulher e mata bebê de quatro meses
SOLIDARIEDADE
Bebê nasce sem os olhos e mobiliza cidade do Paraná
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai mata filho de quatro anos e se mata por não aceitar fim do relacionamento
ASSASSINATO
Marido da deputada é morto a tiros
MULHER DO PRESIDENTE
Esposa de Jair Bolsonaro cai na internet, fotos íntimas são exibidas e todos ficam sem acreditar
DOURADOS - MANIFESTAÇÕES
Dono da Havan manda 'recado' a manifestantes após protesto em frente a loja de Dourados
VENENOSA
Agricultor é picado por cobra jararaca
FORÇA DE VONTADE
Advogado que pedia emprego na rua é contratado e ganha pós-graduação
CASO DE POLÍCIA
Filho mata a mãe e rouba seu cartão para comprar cocaína