Menu
SADER_FULL
quarta, 17 de julho de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Brasil vai permitir cirurgia para mudança de sexo

2 Set 2010 - 11h08Por G1
A cirurgia para retirada de mamas, ovários e útero, que caracteriza a mudança de sexo para mulheres, será autorizada no Brasil a partir da publicação de uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM). A decisão será publicada no Diário Oficial da União (DOU).

O CFM manterá a neofaloplastia, a construção de um pênis no transexual feminino, com um caráter experimental, não sendo autorizada como procedimento cirúrgico em hospitais e clínicas especializadas.

A decisão do órgão, assinada pelo conselheiro relator Edevard José de Araújo, vale para qualquer estabelecimento, público ou privado, capaz de realizar o procedimento, desde que sejam observados os pré-requisitos da resolução como desconforto da pessoa com o sexo anatômico original e o desejo expresso de perder os genitais.

Os pacientes também precisam passar por um conselho composto por médico psiquiatra, cirurgião, endocrinologista, psicólogo e assistente social.

Para ter direito à cirurgia, a pretendente precisa ter mais de 21 anos, diagnóstico médico de transgenitalismo e ausência de características físicas que impeçam o procedimento, definidas por médicos especializados no tema.

Segundo o texto da resolução, o transexual é portador de uma condição de um distúrbio ou desvio psicológico que o faz não se conformar com o seu corpo. A rejeição ao corpo pode levar a mutilações e suicídios por parte dos transexuais. Dada a classificação da CFM, a candidata à cirurgia deve manifestar o desejo de mudar de sexo a pelo menos dois anos, provado com acompanhamento médico.

A resolução descaracteriza a cirurgia como crime de mutilação, previsto pelo artigo 129 da Constituição, já que se trata de um procedimento com objetivo de adequar os órgãos sexuais e o corpo à identidade sexual da pessoa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DESCARGA ELÉTRICA
Técnico de Rerigeração morre após sofrer choque ao manusear microondas
DOENÇA DO SÉCULO
Rapaz que se jogou da ponte do Rio Piquiri se despediu de amiga antes
COMOÇÃO
Jovem de 19 anos morre após contrair bactéria em parto
NOVELA GLOBAL
Josiane mata de novo em 'A dona do pedaço': saiba quem é a próxima vítima!
NOVELA GLOBAL
'A dona do pedaço': Maria da Paz conhece Gilda, que lhe vende mansão cara
ECLIPSE LUNAR
Eclipse parcial da Lua poderá ser visto em todo o Brasil; veja os horários
BARBÁRIE
Moça de 22 anos é agredida até a morte após se negar a fazer sexo
COMOÇÃO
Jovem Lenara, filha de vice prefeito morre vitima de câncer
100 REMEDIOS
Ministério da Saúde suspende fabricação de 19 remédios;veja aqui a lista dos medicamentos cortados
ABANDONADA NO ALTAR
Morre jovem que casou sozinha após ser abandonada no altar