Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 15 de dezembro de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Brasil vai permitir cirurgia para mudança de sexo

2 Set 2010 - 11h08Por G1
A cirurgia para retirada de mamas, ovários e útero, que caracteriza a mudança de sexo para mulheres, será autorizada no Brasil a partir da publicação de uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM). A decisão será publicada no Diário Oficial da União (DOU).

O CFM manterá a neofaloplastia, a construção de um pênis no transexual feminino, com um caráter experimental, não sendo autorizada como procedimento cirúrgico em hospitais e clínicas especializadas.

A decisão do órgão, assinada pelo conselheiro relator Edevard José de Araújo, vale para qualquer estabelecimento, público ou privado, capaz de realizar o procedimento, desde que sejam observados os pré-requisitos da resolução como desconforto da pessoa com o sexo anatômico original e o desejo expresso de perder os genitais.

Os pacientes também precisam passar por um conselho composto por médico psiquiatra, cirurgião, endocrinologista, psicólogo e assistente social.

Para ter direito à cirurgia, a pretendente precisa ter mais de 21 anos, diagnóstico médico de transgenitalismo e ausência de características físicas que impeçam o procedimento, definidas por médicos especializados no tema.

Segundo o texto da resolução, o transexual é portador de uma condição de um distúrbio ou desvio psicológico que o faz não se conformar com o seu corpo. A rejeição ao corpo pode levar a mutilações e suicídios por parte dos transexuais. Dada a classificação da CFM, a candidata à cirurgia deve manifestar o desejo de mudar de sexo a pelo menos dois anos, provado com acompanhamento médico.

A resolução descaracteriza a cirurgia como crime de mutilação, previsto pelo artigo 129 da Constituição, já que se trata de um procedimento com objetivo de adequar os órgãos sexuais e o corpo à identidade sexual da pessoa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ACIDENTE
Criança de dois anos se enforca com a alça da bolsa enquanto brincava em escola
CASO JOÃO DE DEUS
Marina Ruy Barbosa intervém no caso João de Deus e impede uma grande tragédia
PRISÃO DECRETADA
Justiça de Goiás decreta prisão de João de Deus
STARTUPS NO BRASIL JÁ É SUCESSO
O sucesso das startups no Brasil e algumas novas apostas no mercado
REVOLTANTE
Filha de João de Deus diz que foi abusada dos 10 aos 14 anos: 'Meu pai é um monstro'
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Robério beija Marcos Paulo e a agride ao descobrir que ela é trans
DESTAQUE MUNDIAL
Dois brasileiros estão no Top 50: melhores professores do mundo
JUSTIÇA - WHATSAPP
Administradora de grupo no WhatsApp, foi “condenada” á pagar 3 mil por discussão de membros
DICAS DE SERVIÇO DE HOSPEDAGEM NA WEB
Vai criar um blog ou um site?, saiba aqui tudo sobre o serviço de hospedagem
ALERTA NA NET
Golpe no WhatsApp engana usuários ao prometer brindes falsos de Natal