Menu
LIMIT ACADEMIA
domingo, 26 de maio de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Brasil tem aumento de 20% nos casos de dengue em 2007

6 Jun 2007 - 04h25

A eficiência do país na batalha contra a dengue piorou. Nos primeiros quatro meses deste ano, o número de casos da doença subiu 20%, em relação ao mesmo período de 2006. Foram 246.833 pacientes infectados, dos quais 288 desenvolveram a forma hemorrágica. Trinta e oito morreram - um número entre 10% e 15% superior ao do mesmo período do ano passado. Preocupado com aumento, um grupo de consultores indicados pela Organização Pan-Americana de Saúde desembarca no Brasil em julho para analisar o Plano de Combate à Dengue.

No primeiro estágio, a equipe - com consultores nacionais e internacionais - fará uma avaliação do plano de trabalho, estimada em três ou quatro dias. Não está descartada a hipótese de que o grupo, em uma segunda etapa, faça também um trabalho de campo. "O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, demonstrou preocupação com a epidemia no país. Daí a formação deste grupo", explicou o secretário em exercício da Vigilância em Saúde do ministério, Fabiano Pimenta. "Precisamos encontrar respostas rápidas para melhorar a eficiência do combate à doença."

Para Pimenta, o aumento de casos registrado neste ano é fruto da combinação de dois fatores: o aumento da intensidade e do período das chuvas e também a explosão de casos no Mato Grosso do Sul: 68 mil casos, somente este ano. "No estado havia um grande número de criadouros e as pessoas não eram resistentes ao vírus da dengue tipo 3. Daí a explosão de casos", observou.

Ele reconhece, no entanto, que em outros locais, onde a população também era suscetível ao dengue tipo 3, a epidemia pôde ser contida. Foi o caso de Minas Gerais. "É um exemplo de que, com bom trabalho de campo, colaboração da população, é possível evitar uma explosão do número de casos", afirmou.

 

 

G1

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - MS - VISITA ILUSTRE
Em Bonito (MS), Miss Brasil Júlia Horta destaca 'A energia daqui é inexplicável'
COISA DE DOIDO
Sucuri ataca bombeiro durante resgate em SP; assista!
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Governo dobra vagas de concurso da PF e convocações saem no fim do ano
FEMINICIDIO
Mulher é morta com 75 facadas pelo ex-marido após 25 anos de casamento
NEGLIGÊNCIA FUNCIONAL
'Peguei meu filho e achei que estivesse morto', diz mãe de criança dopada em creche
FÁTIMA DO SUL - O BOTICÁRIO
Confira o que tá na promoção que vai até este sábado no O Boticário em Fátima do Sul
BONITO - MS - DICA AGÊNCIA ECO TOUR
Visite Bonito (MS) na baixa temporada, saiba o porquê!
FÁTIMA DO SUL - TRATAMENTO COACH
De Nova Andradina, Vanessa recupera autoestima com tratamento 'Coach' Célia Tenório de Fátima do Sul
CASA BOCA SUJA
morador instala placas com palavrões nos muros de casa
MACABRO
Mulher é encontrada morta ao lado de uma oferenda