Menu
SADER_FULL
domingo, 26 de maio de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Brasil tem 90 milhões de hectares para biodiesel

23 Jul 2007 - 17h52

No Brasil, existem 90 milhões de hectares disponíveis para o plantio de oleaginosas, afirma Nivaldo Trama, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Biodiesel (Abiodiesel). "Com uma ampla área sem invadir florestas e nem prejudicar a fauna local, clima favorável e mais de 40 tipos de oleaginosas, o País tem um poder de potencial inigualável."

No entanto, ressalta Trama, é muito oneroso o custo para esmagar as oleaginosas. "É preciso haver benefícios fiscais. Não há um amplo programa de incentivo do governo federal em parceria com os governos estaduais. Uma isonomia tributária para o Brasil inteiro e para qualquer oleaginosa seria um grande passo. Estados como Minas Gerais e Ceará oferecem auxilio à produção de óleos vegetais, mas as ações são isoladas e não propõem uma efetiva sustentabilidade a médio prazo".

O governo deve incentivar convênios de apoio e produção de oleaginosas não-alimentícias como o pinhão-manso, defende. Existe nas regiões Norte e Nordeste o selo combustível social, que isenta do pagamento de PIS/Pasep e Cofins os produtores de mamona e palma (óleo de dendê) que praticarem agricultura familiar. "O pinhão-manso é sucesso na Índia, no Oriente Médio, em Israel (onde praticamente não chove) e na África. Tem um teor de óleo de 48%, ante 18% da soja, e é extremamente produtivo, rende 4,5 toneladas por hectare. Sem contar que dura cerca de 50 anos. Os ingleses investem em plantações dessa espécie na Índia e na África, já que na Europa seu plantio é inviável por ser frio a maior parte do ano".

"Estamos entrando no prenúncio da biomassa, que é uma perspectiva de sustentabilidade em um futuro próximo. Não é porque entra a biomassa que acabam o carvão e o petróleo. É apenas uma mudança natural em busca de novas energias", conclui.

 

 

Diário Net

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - MS - VISITA ILUSTRE
Em Bonito (MS), Miss Brasil Júlia Horta destaca 'A energia daqui é inexplicável'
COISA DE DOIDO
Sucuri ataca bombeiro durante resgate em SP; assista!
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Governo dobra vagas de concurso da PF e convocações saem no fim do ano
FEMINICIDIO
Mulher é morta com 75 facadas pelo ex-marido após 25 anos de casamento
NEGLIGÊNCIA FUNCIONAL
'Peguei meu filho e achei que estivesse morto', diz mãe de criança dopada em creche
FÁTIMA DO SUL - O BOTICÁRIO
Confira o que tá na promoção que vai até este sábado no O Boticário em Fátima do Sul
BONITO - MS - DICA AGÊNCIA ECO TOUR
Visite Bonito (MS) na baixa temporada, saiba o porquê!
FÁTIMA DO SUL - TRATAMENTO COACH
De Nova Andradina, Vanessa recupera autoestima com tratamento 'Coach' Célia Tenório de Fátima do Sul
CASA BOCA SUJA
morador instala placas com palavrões nos muros de casa
MACABRO
Mulher é encontrada morta ao lado de uma oferenda