Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 20 de janeiro de 2019
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Brasil tem 90 milhões de hectares para biodiesel

23 Jul 2007 - 17h52

No Brasil, existem 90 milhões de hectares disponíveis para o plantio de oleaginosas, afirma Nivaldo Trama, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Biodiesel (Abiodiesel). "Com uma ampla área sem invadir florestas e nem prejudicar a fauna local, clima favorável e mais de 40 tipos de oleaginosas, o País tem um poder de potencial inigualável."

No entanto, ressalta Trama, é muito oneroso o custo para esmagar as oleaginosas. "É preciso haver benefícios fiscais. Não há um amplo programa de incentivo do governo federal em parceria com os governos estaduais. Uma isonomia tributária para o Brasil inteiro e para qualquer oleaginosa seria um grande passo. Estados como Minas Gerais e Ceará oferecem auxilio à produção de óleos vegetais, mas as ações são isoladas e não propõem uma efetiva sustentabilidade a médio prazo".

O governo deve incentivar convênios de apoio e produção de oleaginosas não-alimentícias como o pinhão-manso, defende. Existe nas regiões Norte e Nordeste o selo combustível social, que isenta do pagamento de PIS/Pasep e Cofins os produtores de mamona e palma (óleo de dendê) que praticarem agricultura familiar. "O pinhão-manso é sucesso na Índia, no Oriente Médio, em Israel (onde praticamente não chove) e na África. Tem um teor de óleo de 48%, ante 18% da soja, e é extremamente produtivo, rende 4,5 toneladas por hectare. Sem contar que dura cerca de 50 anos. Os ingleses investem em plantações dessa espécie na Índia e na África, já que na Europa seu plantio é inviável por ser frio a maior parte do ano".

"Estamos entrando no prenúncio da biomassa, que é uma perspectiva de sustentabilidade em um futuro próximo. Não é porque entra a biomassa que acabam o carvão e o petróleo. É apenas uma mudança natural em busca de novas energias", conclui.

 

 

Diário Net

Deixe seu Comentário

Leia Também

PROBLEMAS MENTAIS
Casal é brutalmente agredido a enxadadas pelo filho
BARRADO
Filho do cantor Marciano diz ter sido impedido de ir no velório do pai
A COBRA VAI FUMAR - SEGURANÇA NO MS
MS fecha o cerco contra a violência na fronteira em mega operação
LUTO NA MÚSICA
Marcelo Yuka, fundador do Rappa morre aos 53 anos
ROTEIRO ESPECIAL PARA O RIO DE JANEIRO
Roteiro diferente para continuar conhecendo o Rio de Janeiro
DICA DE TURISMO E FÉRIAS
Dicas para curtir uma temporada em Arraial do Cabo
LUTO - ESPORTE
Morre Jackelyne da Silva, ginasta da seleção brasileira, aos 17 anos
LUTO NA MÚSICA
Cantor sertanejo Marciano morre aos 67 anos, vítima de enfarto
CARNAVAL É NO CAMPO BELO RESORT
Carnaval é no Campo Belo Resort, reserve já seu lugar nesse bloco - Confira os pacotes
MS EM ALERTA
Meteorologia alerta para a possibilidade de chuva forte no fim de semana no MS