Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Brasil tem 67 mil infectados por dengue, MS lidera ranking

10 Mar 2007 - 10h55
 verão ainda não terminou e o Brasil já registra um número alarmante de casos de dengue. Só neste ano são 67 mil pessoas infectadas, muitas com a pior forma da doença, a hemorrágica. Mato Grosso do Sul lidera no número de casos.

Quatro cidades do Noroeste de São Paulo concentram 40% dos casos de dengue no estado. Em Birigui, a produção de calçados foi prejudicada porque mil funcionários das indústrias ficaram doentes. Em Mato Grosso do Sul, há epidemia de dengue em Campo Grande, com mil notificações por dia. Oito pessoas morreram. No Maranhão foram quatro mortes.

A esteticista Cristina Marques Rumiatto, 45 anos, foi a oitava vítima neste ano da epidemia de dengue em Mato Grosso do Sul a morrer em decorrência da doença. Ela morreu, na madrugada desta sexta-feira (9), no Hospital Santa Rita, em Dourados.

Há 18 dias, foi internada com sintomas de forte gripe, sofreu parada cardíaca motivada pelo choque da febre alta causada pela dengue hemorrágica. Segundo informações do hospital a morte foi causada por hemorragia generalizada.

O superintendente de Vigilância Sanitária do estado, Eugênio Barros, informou que mais de 46 mil pessoas tiveram os sintomas da doença em Mato Grosso do Sul neste ano. Em Campo Grande, as notificações somam oficialmente 32 mil casos, sem nenhum óbito. Dourados já registra 1.921 casos e agora uma morte.

No Pará, são mais de 7.000 casos neste ano, quase o número registrado em todo o ano passado. Os agentes de saúde nem sempre conseguem entrar nas casas e aplicar o veneno que mata as larvas do mosquito. E o clima também não ajuda, já que é o período de chuvas na Amazônia.

As autoridades de saúde estão preocupadas principalmente com a dengue hemorrágica, a forma mais grave da doença. Oito casos já foram confirmados no Pará, sendo quatro em Belém, onde duas pessoas morreram.

O ministro da Saúde, Agenor Álvares, recebe na próxima segunda-feira, em Brasília a força-tarefa de prefeitos que buscam mais recursos para conter a epidemia de dengue em Mato Grosso do Sul. A reunião está prevista para começar às 14h30 (horário do Estado) e contará com a presença também da secretária estadual de Saúde, Beatriz Dobashi.

A força-tarefa é composta pelos prefeitos Felipe Orro (Aquidauana), Nelson Trad Filho (Campo Grande), Moacir Kohl (Coxim), Laerte Tetila (Dourados), Eraldo Leite (Jateí), Evandro Bazzo (Jardim), Luiz Brandão (Laguna Carapã) e Simone Tebet (Três Lagoas).

Na reunião os prefeitos vão pedir ao ministro um repasse financeiro adicional ao teto financeiro da vigilância em saúde, para amenizar os gastos que estão tendo com a epidemia e também para realizar ações preventivas contra um novo surto da doença.

A maior preocupação dos prefeitos, segundo Eraldo, é que a epidemia avance para os municípios que não tenham estrutura para enfrentar a doença, já que até nos municípios maiores, como Campo Grande, por exemplo, os hospitais estão sobrecarregados.

 

 

TV Morena

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul