O Brasil precisa investir R$ 183,5 bilhões em obras de manutenção de sua rede de estradas e na construção de novas rodovias e pontes, conforme um relatório divulgado hoje por um organismo oficial.
Pelo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apesar de os investimentos em estradas terem aumentado em 290% entre 1999 e 2008, o volume ainda não é suficiente para solucionar os problemas da rede viária do país.
O Ipea analisou o impacto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), plano de infraestrutura que o Governo iniciou em 2007, e concluiu que só abrangeu 13% dos investimentos necessários nas estradas federais.
"O PAC é um avanço com relação ao que era feito antes, mas ainda é insuficiente para solucionar a situação da rede viária do país", declarou em entrevista coletiva o coordenador de Infraestrutura Econômica do Ipea, Carlos Alvares da Silva Campos Neto.
Destacou que as obras previstas no PAC para o setor de estradas estão atrasadas em 70% por diferentes razões, na maior parte dos casos por questões burocráticas.
Conforme o Ipea, atualmente, o Brasil conta com 61 mil quilômetros de estradas pavimentadas sob jurisdição federal, das quais 70% precisam de consertos ou reparos.
Além disso, existem outros 29 mil quilômetros de estradas sob administração privada ou estadual, que não foram incluídas no relatório elaborado pelo Ipea.
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