Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Brasil pode virar exportador de trigo nos próximos anos

8 Dez 2004 - 16h24
 

A demanda mundial de trigo deve crescer 50% nos próximos 30 anos e o Brasil tem capacidade de participar mais efetivamente do abastecimento desse mercado, segundo Erivelton Scherer Roman, chefe-geral da Embrapa Trigo, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O prognóstico, feito hoje (08/12) durante a 13ª Reunião da RCCBPT (Comissão Centro Brasileira de Pesquisa de Trigo), em Goiânia (GO), está baseada no crescimento da população e nas perspectivas de aumento de renda e de elevação do consumo. Nesta safra, a produção mundial deve chegar a 617 milhões de toneladas, de acordo as estatísticas do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).

No Brasil, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estima a produção em 6,04 milhões de toneladas. Para assumir papel de destaque como exportador de trigo, segundo ele, o Brasil será importante neste mercado somente se expandir a cultura para novas regiões, até poucas décadas atrás consideradas inapropriadas para o plantio.

Em 2004, pela primeira vez na história, o Brasil exportou 1,37 milhão de toneladas. “Existem áreas não-tradicionais, como o cerrado, que se apresentam não menos potenciais que as Regiões Sul e Sudeste”, diz. Roman afirma que a intensificação do plantio de trigo no cerrado em sistemas de rotação com culturas já difundidas como soja e milho poderá tornar o Brasil não apenas um grande abastecedor do mercado internacional, mas também avançar na sustentabilidade da produção do cereal. “É possível ser auto-suficiente e ainda exportar trigo”, diz.

Custos

O chefe-geral da Embrapa Trigo argumenta que o plantio de trigo no cerrado tem algumas características vantajosas para o agricultor em relação à região Sul do país. O trigo irrigado, cultivado depois da época das chuvas, permite, por exemplo, maior segurança na manutenção da qualidade do produto. “O risco de precipitações pluviométricas na colheita é baixo”, diz. Outro fator é que essa colheita coincide com a entressafra, quando o produto tem melhor cotação, devido à escassez de estoques.

Além disso, neste período, o trigo importado da Argentina ainda não entrou no mercado nacional. Em sua palestra, Roman ressaltou que é necessário dar mais competitividade ao trigo nacional por meio do aumento da produtividade e da redução dos custos de produção. Entretanto, alerta, esta não é uma tarefa fácil, já que os insumos estão caros e uma maior produtividade acompanhada de elevados gastos pode terminar em mau negócio.

Uma das saídas é investir na pesquisa para geração de variedades e de tecnologias que aprimorem os sistemas de produção sem a exigência de grande aporte de insumos. Roman exemplifica que no Rio Grande do Sul a produtividade média do cereal é de 2.184 kg por hectare. Contudo, há localidades que produzem 5 mil kg por hectare ou mais. O chefe-geral da Embrapa Trigo chamou atenção também para a questão do frete, um gargalo que atinge negativamente a competitividade da cadeia produtiva e encarece o escoamento do produto, quando comparado a outros países.

 

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados