Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Brasil passa fácil pela Argentina e conquista Copa América

16 Jul 2007 - 04h20
Contestada durante quase toda a Copa América-07, a seleção brasileira de Dunga levou a melhor sobre a favorita Argentina, ganhou por 3 a 0, neste domingo, em Maracaibo (Venezuela), e alcançou o oitavo título do país na história do torneio sul-americano.

Diferentemente do rival, que levou seus principais jogadores para a Venezuela, como Messi, Riquelme, Tevez e Crespo, o Brasil não contou com dois de seus melhores atletas, Ronaldinho e Kaká, que pediram dispensa alegando "cansaço" da última temporada.

Assim, o título praticamente repetiu a edição de 2004. Na ocasião, os argentinos não pouparam suas estrelas, enquanto os brasileiros, comandados por Carlos Alberto Parreira, entraram na competição sem Cafu, Roberto Carlos e Ronaldo. Após empate no tempo regulamentar, a equipe nacional conquistou o título na decisão por pênaltis.

O enredo não foi diferente nesta edição. Os vizinhos sul-americanos ganharam seus cinco compromissos anteriores e deram espetáculos em algumas partidas, arrancando inúmeros elogios. Já o Brasil chegou à decisão muito contestado, principalmente em seu esquema tático --chegou até a perder na estréia para os mexicanos.

No entanto, Dunga continuou priorizando a marcação. Quase sempre optou por uma equipe com três volantes --Gilberto Silva, Josué e Mineiro-- e esperava um Robinho iluminado em campo. Deu certo na maioria dos jogos. O atacante do Real Madrid se transformou em artilheiro, com seis gols, e sua defesa levou apenas cinco em toda a competição.

No duelo de hoje, as apostas de Dunga deram conta do recado e tiveram participação direta nos gols. Primeiro, Elano, seu "homem de confiança" e que substituiu o suspenso Gilberto Silva, lançou para Julio Baptista, que abriu o placar. Depois, o lateral-direito Daniel Alves, que começou no banco de reservas, cruzou para o gol contra de Ayala, ainda na etapa inicial, e fez o seu.

Além de um título logo em sua primeira competição oficial como treinador da seleção brasileira, Dunga comemora sua invencibilidade diante dos maiores rivais. Esse foi o segundo confronto e a segunda vitória --e sem sofrer gol. No primeiro, em setembro do ano passado, em Londres (ING), vitória por 3 a 0.

Enquanto os brasileiros atingiram seu oitavo título --antes, venceu em 1919, 1922, 1949, 1989, 1997, 1999 e 2004, a seleção principal da Argentina vê seu jejum de títulos importantes aumentar a cada ano.

Apesar de, ao lado dos uruguaios, ser ainda a maior campeã do evento sul-americano, com 14 títulos, as rivais deste domingo não vencem desde 1993, quando ganharam a Copa América de 1993.

 

 

Folha Online

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados