Menu
terça, 16 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Brasil joga hoje contra o Chile pela Copa América

8 Jul 2004 - 10h34
 

O Brasil não costuma dar muita importância à Copa América - até hoje, o país pentacampeão do mundo só venceu seis vezes o torneio continental. E desta vez, não é diferente. Com os principais jogadores poupados pelo técnico Carlos Alberto Parreira, a seleção brasileira estréia nesta quinta-feira em Arequipa, às 20h45 (horário de Mato Grosso do Sul), contra o Chile, sem a pressão natural por vitórias e boas exibições que normalmente acompanha a equipe em outras competições.

Mas se Parreira vê o campeonato disputado no Peru como laboratório, para os jogadores testados cada partida será uma espécie de vestibular, cuja aprovação poderá valer uma vaga nas próximas convocações para as Eliminatórias da Copa do Mundo, quando estará de volta o Brasil que todo o mundo conhece e reverencia. No time da estréia, somente o meia Edu pode se considerar titular também no meio das feras.

Dos outros dez, Gustavo Nery e Dudu Cearense são os que estão mais distantes das Eliminatórias, especialmente o último, que só vai enfrentar o Chile devido às lesões de Júlio Baptista e Kleberson. A tarefa dos demais é mais simples: já habituados a convocações para a seleção de verdade, basta que não decepcionem muito o treinador. Atuações de destaque, claro, são bem-vindas e diminuem o caminho até a próxima lista. Mas a briga por um lugar ao sol não se resume aos 11 titulares.

Na reserva, há casos como o do lateral-esquerdo Adriano, que já está no lucro só por disputar sua primeira competição oficial pela seleção principal do Brasil. Mas para os demais suplentes (exceto Kleberson e Júlio Baptista), a Copa América pode ser uma oportunidade única para ganhar prestígio com Parreira e mostrar que podem ser úteis também nas Eliminatórias. Nessa 'corrida do ouro', quem largou na frente, ironicamente, foi um reserva: Vagner Love.

Graças às boas atuações nos poucos coletivos e treinos táticos feitos na preparação brasileira, o jogador - que está trocando o Palmeiras pelo CSKA, da Rússia - ganhou elogios rasgados de Parreira. Tanto Vagner quanto Ricardo Oliveira, o outro reserva do ataque, deverão ter chances de jogar em alguma partida do Brasil pelo grupo C da Copa América, domingo, contra a Costa Rica, ou Paraguai, na próxima quarta-feira. Oportunidades pelas quais também esperam o goleiro Fábio, os zagueiros Cris e Bordon, o lateral-direito Maicon e os meias Felipe e Diego.

Ontem, a seleção fez o reconhecimento do gramado do estádio da Universidade Nacional de San Agustín. O médico da delegação, Rodrigo Lasmar, confirmou que Kléberson, com uma contratura na coxa esquerda, não tem condições de atuar na estréia e é dúvida também para o jogo contra a Costa Rica. Júlio Baptista segue em tratamento da contusão no tendão de Aquiles e também está fora da estréia.

Brasil x Chile

Hora: 21h45 (horário de Brasília)

Local: Arequipa, Peru

Árbitro: Marco Rodriguez, do México

Brasil: Júlio César, Mancini, Juan, Luisão e Gustavo Nery; Renato, Dudu Cearense, Edu e Alex; Luís Fabiano e Adriano. Técnico: Carlos Alberto Parreira.

Chile: Alex Vara, Alvarez, Olarra, Perez e Acuña; Meléndez, Valenzuela, Mario Gonzalez (Villaroel) e Mirosevic; Sebastian González e Galaz. Técnico: Juvenal Olmos.


Globo On line

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Ajude
Alice Ramos: Transforme solidariedade em esperança - Sua doação faz a diferença!
REECONTRO
Irmãos separados por adoção se reencontram por acaso após 10 anos

Mais Lidas

CORPO DE BOMBEIROSFÁTIMA DO SUL - CORPO ENCONTRADO
ENCONTRADO: Homem morre afogado no Rio Dourados ao sair para pescar com a esposa em Fátima do Sul
DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis de luto, morre Salazar José da Silva
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão