Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Brasil fabricará seus próprios remédios contra aids

30 Nov 2004 - 06h57
O governo federal pretende iniciar em 2005 a produção doméstica de entre três e cinco medicamentos contra a aids que atualmente são adquiridos junto a laboratórios estrangeiros, disse hoje um funcionário do Ministério da Saúde.

Por causa dos custos elevados dos medicamentos distribuídos gratuitamente, o programa brasileiro contra a aids, que goza de reconhecimento mundial, se tornará insustentável se o País não começar a fabricar os remédios, segundo Pedro Chequer, coordenador do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids do Ministério. "A decisão para que o Brasil se torne auto-suficiente naquilo que é tecnicamente possível já foi tomada", disse ele por telefone de Brasília.

O Brasil costuma tomar decisões corajosas no combate à aids. Há alguns anos, o País ameaçou quebrar as patentes dos medicamentos ou importar genéricos baratos, como estratégia para obrigar os laboratórios a reduzirem os preços cobrados. Desta vez, porém, não se trata só do preço, mas da viabilidade do programa em longo prazo, segundo Chequer.

Por depender cada vez mais de medicamentos importados, o Ministério gasta cerca de 80% do seu orçamento contra a aids na compra de remédios do exterior. Em 1999, o gasto era de 50%. "Quando estamos em 50%, a situação é mais favorável. Mas a situação está cada vez mais dura, por isso estamos a caminho de nos tornar reféns da indústria multinacional", disse o coordenador.

Chequer acrescentou que o governo está conversando com laboratórios estatais e com empresas locais para avaliar quais drogas poderão ser fabricadas no Brasil. Ele espera que a produção de algumas delas comece já em 2005. Pela lei, o governo pode declarar estado de emergência na saúde e autorizar a fabricação de qualquer medicamento no Brasil, independentemente de quem seja o dono da patente. A empresa, porém, recebe royalties pela produção nessa hipótese.

Chequer disse que a eventual produção brasileira vai cumprir as normas brasileiras e internacionais. "O Brasil não vai zombar da lei. Mas também entendemos que qualquer lei, seja ela nacional ou internacional, que interfira em nossos interesses éticos, no compromisso do governo brasileiro com o acesso universal dos pacientes (aos medicamentos), não pode ser levada a sério." Ele não quis citar os medicamentos que podem ser produzidos no Brasil. No passado, o governo negociou a redução de preços com grandes laboratórios, como Roche, Gilead Sciences, Abbot, Bristol-Myers-Squibb e Merck.

 

 

Receita Federal

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul