Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Brasil é o segundo maior consumidor de vinho da América Latina

20 Jun 2007 - 04h25
A expectativa é que o consumo de vinho pela classe média brasileira seja 39% maior em 2011. Até lá, vão beber cerca de 369 milhões de litros por ano, um aumento de 12,5% em relação a 2005. A otimista previsão é do centro de pesquisas britânico International Wine and Spirit Record. Segundo o estudo, a tendência é que o aumento da produção do Brasil também se desenvolva paralelamente.

"O Brasil já é o segundo maior consumidor da América Latina, só perdendo para a Argentina", afirma André Freire, crítico de vinhos e diretor técnico da Wine Bahia 2007 - maior evento do Norte/Nordeste sobre vinhos e artigos relacionados. Por outro lado, o consumo em países considerados grandes produtores de vinho, como Argentina, Chile e Uruguai, vem sofrendo uma considerável queda. De acordo com André Freire, uma pesquisa recente feita pelo papa da economia mundial Michael Porter concluiu que cinco países no mundo têm um grande potencial de crescimento de mercado consumidor e o Brasil está entre eles. Entre as três cidades com maior capacidade de aumento de consumo estão Salvador, Recife e Manaus, nesta ordem.

Com números tão positivos, os grandes grupos estão investindo na produção nacional. A Miolo Wine Group, por exemplo, pretende chegar ao ano de 2012 com 1000 hectares de vinhedos próprios (mais que o dobro do atual); produzir 12 milhões de litros de vinhos finos por ano; exportar 30% da sua produção anual, faturar R$ 150 milhões/ano e ser o maior negócio de vinhos finos do Brasil. Simultâneo ao interesse pela bebida, surge uma maior oferta de cursos e degustações. Os novos importadores também têm oferecido melhores condições de armazenamento, prestando especial atenção às condições de temperatura.

Ainda de acordo com o relatório, a oferta de vinhos de diversas partes do mundo atende à curiosidade dos novos consumidores no país, mas a grande parte das bebidas no Brasil ainda vem dos países vizinhos Chile e Argentina, seguidos pelos vinhos italianos, portugueses e franceses. A queda do dólar é outro novo fator que mexe diretamente com o consumo da bebida. Atualmente, o vinho é um dos produtos campeões de saída entre os importados nas gôndolas da maioria dos supermercados e delicatessens. "Muitos consumidores tinham o desejo de comprar importados, porém os preços não ajudavam. Agora, com a baixa da moeda americana, podemos repassar os valores para os clientes, que estão procurando mais", comenta o gerente regional da importadora KMM, Fabrício Isnenghi. Segundo ele, as marcas mais procuradas são as chilenas e as argentinas.

Nos próximos dias 14 e 15 de julho, grandes fornecedores vão estar expondo as principais novidades do mercado nos estandes da Wine Bahia 2007. Além dos lançamentos de rótulos nacionais e internacionais, a feira apresentará artigos relacionados a essa bebida milenar. O evento será uma oportunidade para os amantes e conhecedores do vinho ficarem por dentro de tudo o que há de inovador no mercado. Em sua terceira edição, a Wine Bahia está sendo produzido por Lícia Fábio - uma das maiores promoters do Estado. Entre os expositores confirmados estão Cantu, Pernod-Ricard, Grand Cru, Lusitana, Villa Francione, Adega Alentejana, Barrinhas, Pizzato, KMM, Miolo Wine Group com as sete empresas do grupo, ou seja, Osborne, Via, Miolo Brasil, Terranova, Fortaleza do Seival, Lovara e RAR, e a Roupa do Vinho. A SALVATUR é a agência oficial da Wine Bahia 2007.

 

Maxpress

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon