Menu
CÂMARA BONITO OUTUBRO 2019
domingo, 20 de outubro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
DENTAL ART
Brasil

Brasil e Equador assinam acordo sobre biocombustíveis

5 Abr 2007 - 16h45

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu atrair o colega equatoriano, Rafael Correa, ao seu projeto de expansão da produção de biocombustíveis. Logo depois de assinarem 14 acordos entre os quais os que prevêem a cooperação da Embrapa para o cultivo de insumos, como a palma africana, e a cooperação da Petrobrás na área de produção de biodiesel e etanol, o presidente Lula afirmou que o Brasil e o Equador vão enfrentar juntos "os desafios de mudar a matriz energética mundial, mesmo sendo dois países produtores de petróleo e auto-suficientes".

Lula disse que a Petrobrás planeja ampliar seus investimentos no Equador a US$ 1 bilhão, até 2010. O governo, ressaltou o presidente, também espera participação brasileira em outros projetos, como o que ocorreu no financiamento da construção da hidrelétrica do São Francisco, no Equador, que vai aumentar em 10% a oferta de energia elétrica naquele país.

Lula destacou também a decisão de convocar uma comissão bilateral para tratar das obras de infra-estrutura do eixo Manta-Manaus, que se reunirá dentro de 15 dias em Quito. Esse projeto multimodal permitirá o acesso de produtores brasileiros ao porto de Manta, no Oceano Pacífico, e o acesso de produtores equatorianos ao Atlântico. Ao explicar de forma entusiasmada esse projeto, Lula chegou a esquecer da palavra "rodovia" e preferiu a espanhola "carretera", que mencionou duas vezes.

Ele destacou também a participação do Equador no processo de integração sul-americana e aproveitou para defender a "integração financeira mais ágil e menos custosa, especialmente as obras de infra-estrutura. Chegou até mesmo a pedir maior cooperação entre os órgãos financeiros já existentes na região. Nesse tópico, porém,em vez de receber o apoio de Correa, Lula ouviu de seu convidado a opção pela alternativa propagada por Hugo Chávez, da Venezuela: a criação do Banco do Sul.

 

 

Agência Estado

Deixe seu Comentário

Leia Também

ASSASSINATO
Mulher desaparecida foi encontrada enterrada com braço para fora em canavial
TRAGEDIA NA RODOVIA
Violenta colisão entre caminhões mata os dois motoristas
ACIDENTE EM RIO
Barco com seis pessoas vira no Rio. Duas estão desaparecidas
TRISTEZA
Populares encontram corpo de criança desaparecida dentro de córrego
REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Reforma da Previdência dos militares pode aumentar salários em até 75%
CENTENÁRIO
Aos 92 anos, Cid Moreira participa de festa pelo centenário de Orlando Drummond
POLEMICA
Sobrinho-neto do pastor Malafaia diz que família o mandou para cura gay: 'Um terror psicológico'
DOENÇA DO SÉCULO
Nego do Borel passa a limpo polêmicas em que se envolveu: Deus não me deixou entrar em depressão
MS FORTE
MS sobe duas posições no Ranking da Competitividade e é 2º em crescimento no cenário nacional
NOVELA GLOBAL
A Dona do Pedaço: Maria da Paz dá rasteira em Fabiana