Menu
SADER_FULL
sexta, 16 de novembro de 2018
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Brasil e Equador assinam acordo sobre biocombustíveis

5 Abr 2007 - 16h45

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu atrair o colega equatoriano, Rafael Correa, ao seu projeto de expansão da produção de biocombustíveis. Logo depois de assinarem 14 acordos entre os quais os que prevêem a cooperação da Embrapa para o cultivo de insumos, como a palma africana, e a cooperação da Petrobrás na área de produção de biodiesel e etanol, o presidente Lula afirmou que o Brasil e o Equador vão enfrentar juntos "os desafios de mudar a matriz energética mundial, mesmo sendo dois países produtores de petróleo e auto-suficientes".

Lula disse que a Petrobrás planeja ampliar seus investimentos no Equador a US$ 1 bilhão, até 2010. O governo, ressaltou o presidente, também espera participação brasileira em outros projetos, como o que ocorreu no financiamento da construção da hidrelétrica do São Francisco, no Equador, que vai aumentar em 10% a oferta de energia elétrica naquele país.

Lula destacou também a decisão de convocar uma comissão bilateral para tratar das obras de infra-estrutura do eixo Manta-Manaus, que se reunirá dentro de 15 dias em Quito. Esse projeto multimodal permitirá o acesso de produtores brasileiros ao porto de Manta, no Oceano Pacífico, e o acesso de produtores equatorianos ao Atlântico. Ao explicar de forma entusiasmada esse projeto, Lula chegou a esquecer da palavra "rodovia" e preferiu a espanhola "carretera", que mencionou duas vezes.

Ele destacou também a participação do Equador no processo de integração sul-americana e aproveitou para defender a "integração financeira mais ágil e menos custosa, especialmente as obras de infra-estrutura. Chegou até mesmo a pedir maior cooperação entre os órgãos financeiros já existentes na região. Nesse tópico, porém,em vez de receber o apoio de Correa, Lula ouviu de seu convidado a opção pela alternativa propagada por Hugo Chávez, da Venezuela: a criação do Banco do Sul.

 

 

Agência Estado

Deixe seu Comentário

Leia Também

ENCONTRO DE GOVERNADORES
Em encontro de governadores com Bolsonaro, Reinaldo defende fronteira e reajuste da tabela SUS
VIOLENCIA DOMESTICA
Homem é esfaqueado por esposa que tem ciumes até da sombra
ENTROU ATIRANDO
VÍDEO: Pastor é baleado no altar durante o culto
TRAGEDIA
Ex-prefeito é morto pelo pai após ser confundido com assaltante
ACIDENTE DE TRANSITO
Caminhão passa por cima de veículos e explode em grave acidente
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Marilda (Letícia Spiller) é flagrada nua e finge ser uma assombração
BNDS
“Se não abrir a caixa preta do BNDES, está fora!”, diz Bolsonaro sobre Levy
FAMOSIDADES
Susana Vieira está com leucemia, mas a doença está controlado, diz assessoria
NOVELA GLOBAL
Marina Ruy Barbosa é a heroína de 'O sétimo guardião': 'Luz foge do tradicional'
CONSTRANGIMENTO
Claudia Leitte quebra silêncio e desabafa sobre polêmica com Silvio Santos