Menu
CÂMARA BONITO SETEMBRO
domingo, 22 de setembro de 2019
CACAU SHOW FÁTIMA DO SUL 0
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Brasil deve ter a primeira cana transgênica do mundo

18 Ago 2010 - 08h12Por Folha de Londrina

Variedade que chegará ao mercado em 2015 deve ter como característica a resistência à praga da broca da cana; ganho de produtividade pode chegar a 25%
Piracicaba - O Brasil deve levar a mercado, em cinco anos, a primeira cana-de-açúcar transgênica do mundo.

Essa é a previsão do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) para pedir à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) a liberação de uma das variedades de cana geneticamente modificadas que estão sendo testadas em suas instalações em Piracicaba (a 138 km de São Paulo). 'Em 2015 devemos entrar, em Brasília, com pedido para liberação', diz Tadeu Andrade, diretor do CTC. Após anos de pesquisa, a recente parceria firmada entre o centro financiado pelas principais usinas do país e três multinacionais da indústria de defensivos agrícolas - Basf, Bayer e Dow Chemicals - levará a cana transgênica ao mercado.

Segundo Andrade, o CTC vai disponibilizar um amplo banco de material genético, enquanto as empresas trarão seu histórico de pesquisas em transgênicos para o desenvolvimento das variedades. Elas também farão os estudos toxicológicos.

Depois de completo o ciclo da cana - que varia de cinco a seis anos -, o ganho de produtividade que a variedade transgênica proporcionará será dividido entre a própria usina, que ficará com a maior parte, o CTC e as empresas.

Haverá um rateio, mas os detalhes ainda não estão definidos', diz Andrade.

Produtos
A primeira variedade transgênica do CTC deve ter como característica a resistência à praga da broca da cana. Nesse caso, o ganho de produtividade pode chegar a 25%, diz Andrade.

Depois, deve ser lançada uma variedade resistente a herbicida ou que reúna esses dois benefícios - resistência a pragas e a herbicidas.

O CTC também já desenvolve cana com tolerância à seca e uma variedade com maior teor de açúcar.

Essas características, pertencentes à primeira geração de transgenia, seguem os modelos já desenvolvidos e aplicados pelas multinacionais em outras culturas, como soja, milho e algodão.

O CTC formou a sua primeira cana transgênica há 13 anos e, nesta nova fase, faz testes em campo há três. Segundo Andrade, essa 'demora' deve-se, em parte, pelas características da cana.

'Precisamos verificar se em todo o ciclo de vida ela vai apresentar a mesma resistência. É diferente do que ocorre com os grãos, que são plantados todos os anos', diz.

Por outro lado, a cana cultivada na região Sudeste não produz pólen, o que diminui o risco de contaminação de lavouras convencionais. 'A segurança é maior na cana, o que pode facilitar a aprovação dos transgênicos', explica.

A Monsanto também trabalha no desenvolvimento de cana transgênica. É a única empresa, além do CTC, que possui um banco genético - adquirido com a CanaVialis, em 2008.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VAMOS ORAR - COMPARTILHE
Familia pede orações para jovem que sofreu grave acidente de moto
DOENÇA DO SÉCULO
Irmãos planejam a própria morte em mensagens de celular
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Homem invade escola de ballet e morde criança de seis anos, no rosto e no peito
BARBÁRIE
Filho de empresário é acusado de encomendar a morte do pai. Crime chocou cidade.
REVOLTANTE
Policial atira em motociclista que não quis parar e mata menina de 8 anos
ACIDENTE GRAVE
Acidente com van escolar deixa dez crianças feridasí; duas estão em estado grave
NOVELA GLOBAL
Em 'A dona do pedaço', Rock é dopado, perde luta e Paixão é anunciado campeão
TRAGÉDIA NA CIDADE
Assassinato de 3 pessoas e um suicídio assusta moradores de cidade
MORTE TRAGICA
Mulher morre após ter 98% do corpo queimado ao acender churrasqueira
CRIME DESVENDADO
Autor do Crime da Mala é identificado 11 anos depois por exame de DNA