Menu
LIMIT ACADEMIA
domingo, 26 de maio de 2019
SADER_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Brasil comemora aumento de 40% na inclusão digital

30 Mai 2007 - 04h50
O número pontos de inclusão digital no Brasil aumentou cerca de 40% no último ano. Os dados são do mapa da inclusão digital, divulgado no início do mês de maio pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia(Ibict). A pesquisa foi apresentada durante o workshop "Mapeando a Inclusão Digital no Brasil: desafios e perspectivas", que contou com a participação do Ministério das Comunicações.



De acordo com um dos primeiros mapeamentos na área, realizado pela Unesco, entidade ligada à ONU (Organização das Nações Unidas), o Brasil tinha 12 mil pontos em 2005. A pesquisa do Ibict revelou que o número saltou para 16.722 em 2007, sendo 3.611 pontos do Gesac (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão), do Ministério das Comunicações.



O ministro das Comunicações, Hélio Costa, promoveu uma grande reestruturação do Gesac, desde que assumiu a pasta, em julho de 2005. O novo contrato, em licitação, vai conectar mais 20 mil pontos. A meta é levar a conexão à internet banda larga a todos os 5.565 municípios brasileiros, incluindo comunidades indígenas, quilombolas, tribos, e periferias das grandes cidades. A prioridade é atender as escolas públicas federais, estaduais e municipais.

Mapa


Em um ano, foram pesquisados três mil municípios, levando em conta o terceiro setor e os governos federal e estaduais. O Nordeste foi a região que apresentou maior crescimento. Apesar dos bons resultados, o mapa ainda mostra diferenças entre a quantidade de pontos nas regiões do país. “Estamos trabalhando para reduzir estas desigualdades”, afirmou Hélio Costa.


A pesquisa também mostrou que cerca de 62% das iniciativas partem do governo federal. “Trata-se, realmente, do maior ator na inclusão digital”, diz a coordenadora técnica do Ibict, Anaiza Caminha Gaspar. A pesquisa inclui agentes públicos e privados. Segundo Anaiza, os projetos surpreendem em termos de competência e criatividade. “São iniciativas muito importantes, porque permitem que as comunidades falem com o mundo, por mais isoladas que sejam.”

 
 
MS Notícias

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - MS - VISITA ILUSTRE
Em Bonito (MS), Miss Brasil Júlia Horta destaca 'A energia daqui é inexplicável'
COISA DE DOIDO
Sucuri ataca bombeiro durante resgate em SP; assista!
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Governo dobra vagas de concurso da PF e convocações saem no fim do ano
FEMINICIDIO
Mulher é morta com 75 facadas pelo ex-marido após 25 anos de casamento
NEGLIGÊNCIA FUNCIONAL
'Peguei meu filho e achei que estivesse morto', diz mãe de criança dopada em creche
FÁTIMA DO SUL - O BOTICÁRIO
Confira o que tá na promoção que vai até este sábado no O Boticário em Fátima do Sul
BONITO - MS - DICA AGÊNCIA ECO TOUR
Visite Bonito (MS) na baixa temporada, saiba o porquê!
FÁTIMA DO SUL - TRATAMENTO COACH
De Nova Andradina, Vanessa recupera autoestima com tratamento 'Coach' Célia Tenório de Fátima do Sul
CASA BOCA SUJA
morador instala placas com palavrões nos muros de casa
MACABRO
Mulher é encontrada morta ao lado de uma oferenda