Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 22 de julho de 2019
SADER_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Brasil atinge patamar histórico em acesso a telefonia e internet

2 Set 2010 - 06h13Por Folha Online

O país atingiu patamares históricos no acesso da população aos serviços de telefonia (tanto fixo quanto móvel) bem como no acesso à rede mundial de computadores (internet), mostra um levantamento do IBGE.

A proporção de aparelhos de celular por habitante saltou de irrisórios 4,91 unidades por mil habitantes para 794 aparelhos a cada mil habitantes em 2008, crescendo 100% somente nos últimos quatro anos.

Houve uma evolução expressiva também no caso da telefonia fixa, mas em um ritmo menos agressivo. Entre 1994 e 2008, a proporção de aparelhos por mil habitantes avançou de 86 para 306, sendo que foram precisos dez anos para que a proporção dobrasse.

O acesso à internet também aumentou, mas ainda de maneira insuficiente: menos de um quarto (23,8%) dos domicílios permanentes do país, em 2008, tinham acesso à rede mundial de computadores --o equivalente a 13,7 milhões de casas. Em 2001, essa proporção era de 8,6%, dobrando somente em 2006.

Os dados do IBGE mostram ainda a permanência das disparidades regionais. São justamente as regiões e os Estados mais pobres que possuíam os piores indicadores --abaixo da média nacional-- de acesso aos serviços de telefonia e de Internet. Em 2008, havia uma proporção de 610 aparelhos de celular por mil habitantes na região Norte, sendo que no Pará essa taxa era de 543.

No caso da telefonia fixa, as regiões Norte e Nordeste tinham as piores taxas do país (apenas 171 pontos de acesso a cada mil habitantes) no ano de 2008, pouco mais da metade da taxa verificada na região Sudeste (208 pontos de acesso por mil habitantes), por exemplo. Os Estados do Pará e do Maranhão possuíam os níveis mais baixos de acesso do país: 140 e 120 pontos/mil habitantes, respectivamente.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONCURSOS
Ao menos 12 órgãos abrem inscrições para preencher quase 800 vagas
VICENTINA SENDO REPRESENTADA NO RJ
Vicentina será representada no Internacional de Masters South América de Jiu-jitsu no Rio de Janeiro
POLITICA
'Falar que passa-se fome no Brasil é uma grande mentira', afirma Bolsonaro
NOVELA GLOBAL
Maria da Paz se recusa a enxergar caráter de Josiane em 'A dona do pedaço'
REGIME SEMIABERTO
Goleiro Bruno deve sair da cadeia no fim da tarde desta sexta-feira
CASO RARO
Bezerro de seis patas chama atenção moradores de Santa Helena – Veja Vídeo
MONSTRUOSIDADE
Vizinho é preso suspeito de estuprar e estrangular menina de 8 anos
CASA PRÓPRIA
Recurso de R$ 1 bilhão é destinado ao Minha Casa, Minha Vida
VIDA SAUDÁVEL
Homem mais velho do Brasil falece no Rio de Janeiro
BASTA DE IMPRUDÊNCIA
Enlutada pelas mortes, população deixa faixa contra imprudência na PR-082