Menu
RIO_DOURADOS
SADER_FULL
Busca
SUCURI_MEGA
Brasil

Brasil assume hoje presidência temporária do Mercosul

8 Jul 2004 - 07h21
O Brasil assume hoje a presidência temporária do Mercosul, durante a 26ª reunião de cúpula, com o desafio de impulsionar o bloco econômico e aumentar o comércio com outros mercados internacionais.

Na última reunião do bloco, realizada no final do ano passado em Montevidéu (Uruguai), os presidentes do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai aprovaram um plano de trabalho com as metas a serem implementadas entre 2004 e 2006. O objetivo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, agora, é colocar em prática as principais ações do plano, que foram criadas em uma iniciativa inovadora pelos representantes do Mercosul em busca de soluções para os principais desafios do bloco.

O plano de trabalho é dividido em várias frentes. A primeira delas pretende consolidar a união aduaneira dos países membros, com a livre circulação de produtos dentro do Mercosul e regras comuns nas aduanas dos quatros países. Além disso, os presidentes do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai pretendem aperfeiçoar a Tarifa Externa Comum (TEC) cobrada para produtos fabricados em países que não integram o bloco econômico. As negociacoes avançam para que durante a reunião em Puerto Iguazú seja oficializada a criação do Tribunal Permanente de Revisão do bloco, um órgão que vai dar a palavra final em disputas comerciais entre os membros do Mercosul.

Atualmente, quando países do bloco divergem sobre temas comerciais, os impasses acabam sendo resolvidos em instâncias internacionais, como a Organização Mundial do Comércio (OMC). O Tribunal Arbitral que existe hoje no bloco permite a apelação em outros órgãos solucionadores de conflitos comerciais.
 
Agência Brasil

Deixe seu Comentário

Leia Também

BBB 18 - Vencedora
Veja a casa de Gleici, do'BBB 18': Sister teve o pai assassinado pelo tráfico e passou fome
Concurso Público
Polícia Federal publica autorização para promover concurso público com 500 vagas
BBB 18
'BBB 18': Gleici fala sobre planos para mudar a vida após vencer o programa
Novela Global
Fim de 'Outro lado': Clara declara amor a Gael
Fatalidade
Trabalhador morre eletrocutado em propriedade rural
Tragedia
190km/h: Motorista e passageiro morrem em grave acidente
Tapetão
MP entra no caso e Palmeiras se 'arma' para anular a final do Paulistão
Macabro
Até ser descoberto, homem pedia marmita para o pai morto
VICENTINA - PAIXÃO DE CRISTO
Assista a 'Paixão de Cristo' realizada pela Paróquia Nossa Senhora dos Apóstolos em Vicentina
BBB 18 - Final
Campeã do 'BBB18', Gleici quer manter romance com Wagner: 'Lutei pra conquistar'