MEGA_OKA_CARROS_
FatimaNews - Notícias de Fátima do Sul e região
Fátima do Sul, 11 de Dezembro de 2017
DELPHOS_FULL
2 de Julho de 2004 13h17

Brasil ainda tem índice alto de tuberculose

Representantes do governo e da sociedade civil estão reunidos até amanhã no 1º Encontro Nacional de Tuberculose. O congresso promove o debate sobre a prevenção à doença, a infecção de portadores do HIV e os novos métodos para o diagnóstico e tratamento. Em entrevista ao NBR Manhã, programa da TV NBR, o diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Expedito Luna, explicou que o controle da bactéria causadora da doença ainda esbarra na dificuldades que muitos brasileiros têm de receber cuidados médicos.

“O tratamento dura seis meses. Logo no primeiro mês, a pessoa apresenta uma melhora nos sintomas, acha que ficou curada e interrompe o tratamento”. Para ele, o trabalho das equipes de saúde da família espalhadas por todo o Brasil ainda é a maior garantia de acompanhamento médico até o final da doença.

Luna alertou que o sintoma mais evidente da tuberculose é a tosse com catarro por mais de três semanas. Dados do Ministério da Saúde apontam que a cada ano há incidência de 50 casos por 100 mil habitantes, ou seja, em torno de 80 mil casos por ano. “É um número alto para o nosso País, se consideradas as nossas condições, a expansão do nosso setor saúde. Fazemos menos do que deveríamos”, reconheceu Luna.

 

 

Agência Brasil


Comentários
Veja Também
Nossa_Lojas
LOJA_02
SADER_LATERAL
Últimas Notícias
  
MBO_SEGURANÇA_300
Eventos
dothCom © Copyright FatimaNews - Todos os Direitos Reservados.