Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Brasil ainda é o maior consumidor de cocaína da América do Sul

23 Jun 2010 - 13h25Por R7

Embora estatisticamente não lidere o consumo de cocaína na América do Sul, em números absolutos, o Brasil ainda representa o maior mercado da droga no continente, com cerca de 900 mil usuários, segundo relatório anual sobre o tema divulgado nesta quarta-feira (23) pela UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes), ligado à ONU (Organização das Nações Unidas).

Baseado nas respostas dos questionários encaminhados a 192 países, o relatório tem como objetivo revelar as tendências mundiais sobre o consumo e o comércio de drogas, em um documento com 313 páginas. O lançamento do balanço marca o Dia Internacional contra o Tráfico e o Abuso de Drogas, lembrado no próximo sábado (26).

Segundo o relatório, a Argentina é o país com o maior índice de prevalência do uso da droga: 2,7% da população já consumiu cocaína; contra 2,4% do Chile; 1,4% do Uruguai; e 0,7% no Brasil – po

rcentual de pessoas que admitiram ter consumido a droga pelo menos uma vez em um ano. Entretanto, como o documento utiliza como base os números das autoridades locais, é possível que o cenário no país tenha mudado, já que os dados brasileiros são de 2005.


O próprio governo federal já admitiu que faltam dados sobre o consumo de drogas no país, o que prejudica o combate ao problema, e prevê a realização de uma nova pesquisa sobre o tema até o fim do ano.

O balanço da ONU também traça um paralelo entre traficantes de drogas de diversos países consumidores. Na Europa, por exemplo, a França foi o país com a maior apreensão de cocaína em 2008 (8,2 toneladas), sendo que, curiosamente, a maior parte da droga apreendida no país veio do Brasil: 40% do total.

Já na América do Sul, entre 2007 e 2008 (quando foram obtidos os últimos dados), a apreensão de cocaína teve crescimento recorde e, somente no Brasil, houve um salto de 21% no total de apreensões da mercadoria: passando de 17 para 20,4 toneladas em um ano.

Outras drogas

O Brasil também é líder – estatisticamente e em números absolutos – no consumo de drogas derivadas do ópio (como a heroína e medicamentos a base de morfina) na América do Sul: 0,5% da população dos país (entre 15e 64 anos) já usou a droga, o que corresponde a 640 mil pessoas. Apesar de o percentual ser o mesmo que o do Chile, naquele país, o valor corresponde a 57 mil pessoas.

Já a maconha continua a ser a droga mais consumida na América do Sul, sendo que somente no Brasil foram apreendidas 187 toneladas da droga em 2008. No Continente, a maioria dos usuário é adulta, porém, são altos os índices de consumo do entorpecente entre estudantes do ensino médio: 15,6% dos estudantes do Chile afirmaram já ter fumado maconha pelo menos uma vez no ano – maior percentual entre os países pesquisados –, contra 6,3% no Brasil (entre 15 e 16 anos).

O relatório ainda lista o ranking dos maiores produtores mundiais de maconha, heroína, cocaína e outras drogas; revela o perfil dos consumidores nos continentes; e apresenta recomendações da ONU para o combate ao problema. Leia aqui a íntegra do documento (em inglês).

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul