Menu
LIMIT ACADEMIA
segunda, 10 de dezembro de 2018
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

BR Distribuidora apresenta novas regras no transporte de combustível

12 Ago 2010 - 12h33Por Fátima News com assessoria

Com o objetivo de conhecer os novos procedimentos de segurança adotados pela unidade da BR Distribuidora Petrobras em Campo Grande no setor de abastecimento de caminhões das transportadoras de combustível, diretores do Sinpetro reuniram-se nesta terça-feira (10.08) com representantes da companhia. No encontro foram apresentadas as medidas que entraram em vigor para evitar acidentes no transporte de carga inflamável.

Da reunião participaram o presidente do Sinpetro, Mário Seiti Shiraishi, o diretor de comunicação da instituição, Marcos Alceu da Silva Villalba, o diretor Edemir Jardim Neto e ainda o supervisor da base da BR Distribuidora na Capital, Vicentino Weber do Canto e o gerente comercial José Francisco Fontoura.

Para implementar as novas normas de segurança no abastecimento dos caminhões das transportadoras e de proprietários de postos de combustíveis, a BR contratou a empresa Target Brasil S/A – Tecnologia Aplicada ao Risco e a Gestão de Transporte.

O contrato tem como objetivo promover o gerenciamento preventivo de acidentes em transporte de produtos perigosos, conforme explicou Vicentino Weber. Segundo ele, foi criado um check-list que estabelece um rol de itens de segurança que devem ser observados em todos os caminhões que transportam produtos fornecidos pela Petrobras. “Caso esses itens não sejam preenchidos, o veículo não receberá a carga”, explicou o supervisor.

O modelo implantando em Campo Grande foi desenvolvido por meio de projeto piloto realizado em 2009, no terminal da Petrobrás TEBET, em Betim, denominado Projeto CIAM - Centro Integrado de Apoio ao Motorista. Na ocasião nenhum acidente foi registrado em um período de seis meses e nenhuma viagem foi iniciada com condições de transporte inadequadas. “A iniciativa merece todo o nosso apoio e iremos conversar com os filiados do Sinpetro para que todos se adequem às novas regras”, disse Mário Shiraishi.

Além de contribuir para a redução do número de acidentes com cargas perigosas, a iniciativa garante aos transportadores mais segurança no que diz respeito às condições em que seus veículos irão trafegar nas estradas do País. “No check-list são verificados todos os itens de segurança obrigatórios estabelecidos pela legislação, o que equivale dizer que quando em viagem os motoristas não terão qualquer problema quando eventualmente forem parados pela polícia rodoviária”, ressaltou o presidente do Sinpetro.

 As novas regras já estão em vigor, mas a BR Distribuidora está dando um prazo para que os empresários do setor de transporte de combustíveis adequem a frota. “Percebemos que pelo menos 70% dos casos de não-conformidade dizem respeito aos itens de segurança obrigatórios, que podem ser, por exemplo, pneus em condições inadequadas e falta de sinalização, entre outros”, explicou Vicentino Weber.

Sistema Vectio – Com uma metodologia inovadora denominada Vectio, que faz a integração de todos os dados dos componentes humano, veicular e ambiental, o trabalho da Target do Brasil auxilia na tomada de decisão antes de cada viagem individualmente. O sistema cria um plano de gestão provido de controles e medidas para medir os riscos.

A companhia implementa processos e tecnologias apropriadas para esse gerenciamento, priorizando e eliminando as vulnerabilidades em até 90%. Para isso, reúne uma equipe multidisciplinar, incluindo psicólogos, que avaliam a competência dos condutores e condições de trabalho. Por meio de um software, todos os dados colhidos são transformados em um relatório, on-line para todas as áreas integrando o setor de logística e comercial, que mostra as condições que a viagem irá acontecer.

Com os dados em mãos, os responsáveis pelo transporte daquela carga podem ponderar a necessidade operacional daquela viagem se o condutor ou veículo não estiverem em plenas condições. Como 94% das causas dos acidentes estão relacionadas aos fatores humanos, um dos principais focos do trabalho da Target Brasil é o motorista.

A partir de palestras, treinamentos e entrevistas psicológicas, o programa procura valorizar este profissional, melhorando sua motivação e fidelidade com a empresa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CENTRO ESPÍRITA
Médium é acusado de Abusos Sexuais em crianças
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Nicolau leva surra de chicote no bordel
COVARDIA
Mulher agride menino autista em playground e vídeo viraliza
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Nicolau descobre que Diana luta karatê e fica em choque
ACUMULOU
Ninguém acerta a mega-sena e prêmio acumula em R$ 30 milhões
VIOLENCIA
'Tiro, porrada e bomba': festa em universidade acaba em pancadaria e PM responde com violência
NOVELA GLOBAL
Gabriel confronta Valentina em “O Sétimo Guardião”
ARROCHO
Regra defendida por Bolsonaro tira R$ 1,1 mil por mês das novas aposentadorias
BARBÁRIE
Mulher é presa após atear fogo em cachorro
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Feliciano foi muito rico e ajudou Valentina no passado