Menu
LIMIT ACADEMIA
segunda, 24 de junho de 2019
SADER_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Bolívia não tem gás suficiente para exportar ao Brasil

25 Mai 2007 - 14h48

A Bolívia não tem reservas suficientes de gás natural para cumprir um compromisso de exportação com o Mato Grosso, segundo fontes oficiais não identificadas pelo jornal "La Razón" em sua edição desta sexta-feira (25).

As autoridades consultadas pelo jornal de La Paz revelam que a divergência adiou a assinatura do respectivo contrato, aprovado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo presidente boliviano Evo Morales, em fevereiro passado.

Na época, os líderes definiram que o Brasil aumentará o pagamento pelo gás natural, de US$ 1,09 para US$ 4,2 por milhão de BTU (unidade térmica britânica), e que a Bolívia elevará o volume de abastecimento do combustível a Cuiabá (MT), de 1,2 milhão para 2,2 milhões de metros cúbicos diários.

Esse preço deveria ser aplicado desde 15 de maio passado, segundo o ministro de Hidrocarbonetos boliviano, Carlos Villegas.

As fontes do jornal afirmam que o governo Morales "não se compromete" a cumprir o volume demandado por Cuiabá, "porque atualmente não tem os volumes suficientes para cobrir maiores demandas".

O "La Razón" lembra que os compromissos da Bolívia somam 45,5 milhões de metros cúbicos diários de gás, enquanto a produção total do país é de 41 milhões de metros cúbicos, segundo dados da Câmara Boliviana de Hidrocarbonetos (CBH), que reúne as empresas petrolíferas.

Do total de gás natural comprometido para exportação pela Bolívia, 30 milhões de metros cúbicos diários estão contratados pelo Brasil para o mercado de São Paulo.

No Ministério de Hidrocarbonetos da Bolívia e na estatal YPFB (Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos), seus porta-vozes disseram que o tema está sendo analisado pelas autoridades para fixar uma posição.

A YPFB retomou o monopólio sobre o setor dos hidrocarbonetos após a nacionalização decretada pelo governo Morales em 1º de maio de 2006, sendo a responsável pela produção e comercialização de todos os produtos energéticos da Bolívia.

 

Folha Online

Deixe seu Comentário

Leia Também

MÚSICA
Marilia Mendonça recorda foto de antes da fama com Cristiano Araújo: 'Saudade'
INFANTICIDIO
Mãe de garotinha morta em Arapongas apanha na cadeia e confirma abusos e agressões – OUÇA ÁUDIO
MORTE ABSURDA
Mulher é morta a tiros após briga por levar bolo e não salgado a festa
AFOGAMENTO
Criança de 8 anos morre afogada ao cair em represa de pesqueiro
CAMPEÃ DO MUNDO FUTSAL
Não deu na Copa, mas deu no Futsal: Campeãs mundiais
RESPIRA POR APARELHOS
Hospital divulga boletim sobre estado de filho de Huck e Angélica
FAMOSIDADES
Filho de Angélica e Luciano Huck sofre acidente com wakeboard em Ilha Grande
DUPLO ASSASSINATO
Criança vê execução de pai e mãe em menos de 6 meses
COPA AMÉRICA
Brasil joga bonito, goleia Peru e se classifica em primeiro, veja os gols
SELFIE MORTAL
Jovem morre ao tentar tirar selfie na estação de trem do Riachuelo