Menu
SADER_FULL
terça, 22 de janeiro de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Bloqueador de carro será obrigatório em 2009

25 Ago 2007 - 09h42
O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), que anunciou no começo do mês que os rastreadores seriam obrigatórios em todos os carros zero-quilômetro a partir de agosto de 2009, determinou ontem que os dispositivos terão separadas as funções de bloqueio e de rastreamento, sendo que a primeira deverá sair de fábrica obrigatoriamente ativada e a segunda será opcional ao motorista.

De acordo com a portaria publicada ontem no "Diário Oficial" da União, o próprio usuário poderá acionar o sistema, sem custos. Já o uso do rastreador fica a cargo do motorista --que, nesse caso, deverá contratar uma empresa especializada, pagando taxas mensais ou anuais.

As empresas de rastreamento deverão ser certificadas pelo Denatran, embora o órgão ainda não tenha definido como isso acontecerá. O dono do carro não poderá remover o equipamento --se o fizer, o veículo não será ligado.

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) informou que o gasto com a aquisição do aparelho deverá ser repassado ao consumidor.

Ao contratar uma empresa de rastreamento, o motorista não terá a necessidade de ele mesmo bloquear o veículo. Nesse caso, ele aciona por telefone a empresa, que fica encarregada de realizar o bloqueio--que geralmente é feito com o corte de combustível-- e localizar o carro.

Atualmente, o preço para a locação de um rastreador é de aproximadamente R$ 150. A mensalidade custa R$ 80.

O diretor da empresa de rastreamento Lojack, Marcelo Orsi, diz que a única indefinição na portaria é quanto ao tipo de tecnologia. O Denatran deve especificar em 90 dias se o rastreamento será feito por meio de GPS, radiofreqüência ou uma outra tecnologia.

José Carlos Oliveira, da comissão de automóveis da Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização), diz que o uso do dispositivo traz uma vantagem, que é a redução no preço do seguro. "Um carro com rastreador tem mais de 80% de chances de ser recuperado".
 
 
Folha Online

Deixe seu Comentário

Leia Também

RENOVAÇÃO LICENÇA
Extinção de mais 130 rádios comunitárias no Brasil deve alcançar emissora de Ponta Porã
CENAS FORTES
Vídeo flagra mulher sendo agredida por ex-marido com socos e chutes
GUERRA NO RJ II
Parentes de mortos durante chacina em São Gonçalo e Itaboraí dizem que vítimas eram inocentes
GUERRA NO RJ
Chacina deixa pelo menos 7 mortos na Região Metropolitana do Rio
BBB 19
Famosos protestam contra Maycon por agredir animais e mãe o defende: 'Não é um monstro'
MORTE A ESCLARECER
Exército investiga morte de sargento após teste de aptidão física
CASO DE POLÍCIA
Rapaz morre em pátio de motel
MINISTRA DO MS NO GOVERNO BOLSONARO
Ministra Tereza Cristina garante fortalecer cadeia do leite e agricultura familiar
PROBLEMAS MENTAIS
Casal é brutalmente agredido a enxadadas pelo filho
BARRADO
Filho do cantor Marciano diz ter sido impedido de ir no velório do pai