Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 21 de novembro de 2019
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Barreiras argentinas pode gerar demissões no Brasil

7 Jul 2004 - 09h20
A decisão da Argentina de impor barreiras à importação de eletroeletrônicos brasileiros pode levar à demissão 1,0 mil trabalhadores e o fechamento de pelos menos uma fábrica no Brasil.

A projeção é da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), que reúne as 28 principais empresas brasileiras do setor. A Argentina responde por cerca de 26% das exportações de fogões, refrigeradores e lavadoras de roupa.

Preocupados, representantes do setor protestam e afirmam que trata-se de mais uma medida protecionista do parceiro do Brasil no Mercosul. Segundo o presidente da Eletros, Paulo Saab, “as medidas são injustificáveis e ferem as regras de livre comércio estabelecidas no âmbito do Mercosul, caracterizando uma lamentável posição de protecionismo argentino".

Segundo informou a assesoria da entidade, o setor aguarda o comunicado oficial do governo argentino sobre as medidas, para avaliar melhor a extensão do impacto. A Eletros também lamenta a interrupção de um processo de conversações que os fabricantes dos dois países vinham realizando desde o inicio do ano, com monitoramento dos respectivos governos, diz o comunicado.

O objetivo das discussões “era chegar a um consenso em relação à intenção dos empresários argentinos, manifestada em setembro de 2003, de querer restringir as vendas brasileiras sob a alegação de prática de políticas de subsídios às exportações por parte do Brasil”, alegam os dirigentes da Eletros, considerando as alegações argentinas infundadas.

A entidade infiorma que o Brasil exportou para a Argentina, no ano passado, cerca de 500 mil unidades de fogões, lavadoras e refrigeradores - um total de US$ 68 milhões - número bem superior aos registrados em 2002, quando as vendas caíram drasticamente em função da recessão econômica daquele país.
 
 
Agência Brasil

Deixe seu Comentário

Leia Também

BORA PRA BONITO - MS???
Natal 'Amor em Família' é no Águas de Bonito, Hotel, Agência e Restaurante em um só lugar em Bonito
NOVELA GLOBAL
Em 'A dona do pedaço', Yohana desmascara Camilo e ele a ameaça
BRASIL MEDONHO
Moradora de rua é morta a tiros por homem ao pedir R$ 1
SAUDE
Homem para de fumar e guarda dinheiro do cigarro para viajar, reformar a casa e mais
ORDEM E PROGRESSO
Mato Grosso do Sul tem a 6ª maior taxa de crescimento econômico do país
VÍDEO - CULTURA
Professor joga capoeira com aluno cadeirante e emociona web
MILAGRE
Glória Maria posta pela primeira vez após remoção de tumor: 'Hoje acredito em milagre'
DOENÇA TERRIVEL
'Que pena não ter realizado seu sonho, ver eu me formar', diz filha de Reinaldo, o príncipe do pagod
QUEM SERÁ?
Adriano Imperador leva loira de 22 anos, seu novo affair, para conhecer a família
FUTEBOL
Brasil faz três na Coreia do Sul e encerra jejum de vitórias