Menu
SADER_FULL
sábado, 15 de dezembro de 2018
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Barreiras argentinas pode gerar demissões no Brasil

7 Jul 2004 - 09h20
A decisão da Argentina de impor barreiras à importação de eletroeletrônicos brasileiros pode levar à demissão 1,0 mil trabalhadores e o fechamento de pelos menos uma fábrica no Brasil.

A projeção é da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), que reúne as 28 principais empresas brasileiras do setor. A Argentina responde por cerca de 26% das exportações de fogões, refrigeradores e lavadoras de roupa.

Preocupados, representantes do setor protestam e afirmam que trata-se de mais uma medida protecionista do parceiro do Brasil no Mercosul. Segundo o presidente da Eletros, Paulo Saab, “as medidas são injustificáveis e ferem as regras de livre comércio estabelecidas no âmbito do Mercosul, caracterizando uma lamentável posição de protecionismo argentino".

Segundo informou a assesoria da entidade, o setor aguarda o comunicado oficial do governo argentino sobre as medidas, para avaliar melhor a extensão do impacto. A Eletros também lamenta a interrupção de um processo de conversações que os fabricantes dos dois países vinham realizando desde o inicio do ano, com monitoramento dos respectivos governos, diz o comunicado.

O objetivo das discussões “era chegar a um consenso em relação à intenção dos empresários argentinos, manifestada em setembro de 2003, de querer restringir as vendas brasileiras sob a alegação de prática de políticas de subsídios às exportações por parte do Brasil”, alegam os dirigentes da Eletros, considerando as alegações argentinas infundadas.

A entidade infiorma que o Brasil exportou para a Argentina, no ano passado, cerca de 500 mil unidades de fogões, lavadoras e refrigeradores - um total de US$ 68 milhões - número bem superior aos registrados em 2002, quando as vendas caíram drasticamente em função da recessão econômica daquele país.
 
 
Agência Brasil

Deixe seu Comentário

Leia Também

CASO JOÃO DE DEUS
Marina Ruy Barbosa intervém no caso João de Deus e impede uma grande tragédia
PRISÃO DECRETADA
Justiça de Goiás decreta prisão de João de Deus
STARTUPS NO BRASIL JÁ É SUCESSO
O sucesso das startups no Brasil e algumas novas apostas no mercado
REVOLTANTE
Filha de João de Deus diz que foi abusada dos 10 aos 14 anos: 'Meu pai é um monstro'
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Robério beija Marcos Paulo e a agride ao descobrir que ela é trans
DESTAQUE MUNDIAL
Dois brasileiros estão no Top 50: melhores professores do mundo
JUSTIÇA - WHATSAPP
Administradora de grupo no WhatsApp, foi “condenada” á pagar 3 mil por discussão de membros
DICAS DE SERVIÇO DE HOSPEDAGEM NA WEB
Vai criar um blog ou um site?, saiba aqui tudo sobre o serviço de hospedagem
ALERTA NA NET
Golpe no WhatsApp engana usuários ao prometer brindes falsos de Natal
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Luz passa mal ao abraçar e beijar a mãe pela primeira vez